Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Hyundai', modelo 'Kauai'

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da DGC – Direção Geral do Consumidor, dá conhecimento da campanha de recolha levada a efeito pelo representante da marca Hyundai, em Portugal, de alguns veículos de passageiros, modelo Kauai, fabricados entre 09/05/2018 e 19/12/2018, por motivo de, no momento em que “A unidade de controle do airbag deteta uma falha do sensor de impacto, o airbag pode ou não desdobrar adequadamente durante um acidente, aumentando o risco de ferimentos.”
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 170 veículos existentes no mercado nacional são contactados, através de carta, para que nestes veículos seja efetuada a “Atualização da unidade de controlo do airbag”.
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde dezembro de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, anteriormente designado Sistema RAPEX, transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.