Black Friday | CIAC

Já ouviu falar em Black Friday?
Sabe o que é uma Black Friday?
O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao consumidor aconselha:
Antes da Black Friday preste atenção às compras. Alguns descontos já estão disponíveis dias antes.
Leia com atenção os folhetos e anúncios com as promoções. Compare as ofertas antes de qualquer decisão de compra. Nas compras em estabelecimentos comerciais, leve consigo os anúncios ou folheto. No caso do preço ou da promoção não ser o esperado, confronte o vendedor com o anúncio em causa. Não se esqueça de que a quantidade dos artigos em promoção é limitada e que o stock disponível de cada artigo pode esgotar-se rapidamente.
Nas compras pela internet, verifique se o sítio é seguro e leia a política de privacidade para ficar a saber como é que os seus dados são tratados. Um sitio da internet é seguro se o respetivo endereço começar com https:// ou quando tiver uma imagem de um pequeno cadeado fechado no canto inferior direito do ecrã. Na utilização de cartões de crédito opte por um plafond reduzido. Se possível escolha outros meios de pagamento.
Cuidado com as falsas promoções na internet ou e-mails fraudulentos! Existem anúncios que sendo falsos, servem de isco para que o consumidor aceda a sítios fraudulentos, levando-o a efetuar compras sem qualquer garantia de proteção. Não aceda a sítios através de e-mails nem através de anúncios em redes sociais. Estes anúncios podem também servir para instalar software malicioso.
Vá diretamente à página da marca e confirme as ofertas.
Antes de efetuar o pagamento informe-se sobre as políticas de devoluções e trocas. Nas compras pela internet, em caso de arrependimento, dispõe de 14 dias seguidos a contar da data em que tiver adquirido o bem, para resolver o contrato.
ATENÇÃO:
Nem todos os produtos anunciados na Black Friday são as melhores ofertas ou têm os melhores descontos.
Se for alvo de publicidade enganosa ou agressiva, reclame. Estas práticas são proibidas e seu dever denunciá-las, sendo a DGC – Direção Geral do Consumidor a entidade competente nesta matéria.
«Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966 por milhares de pessoas em torno do mundo, mas só se tornou popular em 1975, quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento.»
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday#cite_note-5
Câmara Municipal do Barreiro / GAM/CIAC
Telefone: 212068052
E-mail: ciac@cm-barreiro.pt