Biorresíduos | Projeto piloto de recolha
O Projeto
O Município do Barreiro está a implementar um projeto de recolha seletiva de biorresíduos para, através da separação dos restos de comida, se produzir composto orgânico.
Assim, existirá um novo circuito de recolha que abrangerá fogos residenciais e não residenciais, em zonas piloto das Uniões de Juntas de Freguesia do Barreiro e Lavradio, do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, de Palhais e Coina, assim como da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, recolhendo separativamente para posterior entrega e valorização (na AMARSUL) dos restos alimentares e de jardim.
“Separar para Ganhar!” é o mote da campanha que acompanha e sensibiliza para a implementação deste novo circuito de valorização. Enfatizando o processo de correta triagem e encaminhamento para tratamento deste tipo de resíduos, realçam-se as mais-valias individuais e coletivas deste projeto – como a sua sustentabilidade ambiental e ECONÓMICA - o que possibilitará o reencaminhamento dos recursos financeiros assim economizados para investimento nas populações locais.
Este projeto da Câmara Municipal do Barreiro, resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), cofinanciado pelo Fundo de Coesão no âmbito do Programa Portugal 2020.
Os biorresíduos representam cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos. Aproveitando o enorme potencial de valorização destes resíduos, este projeto pretende dar cumprimento à obrigatoriedade nacional de implementação da recolha seletiva de biorresíduos até ao final de 2023.
Os biorresíduos recolhidos serão depositados nas instalações da AMARSUL sendo sujeitos a um processo de compostagem, cujo resultado é o composto, que poderá ser aplicado como fertilizante agrícola.
Em resultado deste projeto espera-se atingir um acréscimo anual de encaminhamento para a reciclagem de 221,9 toneladas de biorresíduos provenientes da recolha seletiva (ou seja, 221,9 toneladas de resíduos que não serão depositadas e pagos para aterro!).
Nesta fase inicial, este serviço de recolha seletiva de biorresíduos, porta-a-porta, estará disponível para 1415 habitações e 96 áreas de comércio, serviços e equipamentos, abrangendo aproximadamente 4% da população residente no Município do Barreiro.
A Câmara Municipal entregará a cada habitação/ área de comércio, serviços e equipamento aderente, um contentor de 120 litros (com tampa castanha) para depositar os biorresíduos e um balde de bancada de 7 litros para transporte dos resíduos até ao contentor.
Para adesão ao projeto e entrega dos equipamentos, os moradores destas zonas serão contactados por técnicos devidamente identificados da empresa SUMA, contratada pela Câmara Municipal para assegurar a entrega dos contentores e o esclarecimento de todas as dúvidas relativas ao novo processo de recolha.
A recolha de biorresíduos porta-à-porta será efetuada pela Câmara Municipal duas vezes por semana, nos dias comunicados aos moradores aderentes.
A colaboração de todos é fundamental neste projeto! Ao separar os restos de comida está a melhorar o Ambiente, com menos resíduos enviados para aterro, a aumentar a sua reciclagem e a gerar energia verde e composto orgânico. Para além disso, os recursos económicos assim poupados e gerados poderão ser utilizados noutros projetos de interesse público – do seu interesse.
- Consulte aqui quais as áreas e a população abrangida
- Consulte aqui como aderir e o que fazer
- Consulte aqui os resultados do projeto
- Consulte aqui o calendário de recolha
Mais informações: Divisão de Resíduos e Higiene Urbana | e-mail: biorresiduos@cm-barreiro.pt | telefone: 212 068 068 > opção 4 > opção 2