Medidas extraordinárias e outras informações, COVID 19
ÁGUAS, SANEAMENTO E RESÍDUOS
A Câmara Municipal do Barreiro reforçou os canais de atendimento não presenciais que respeitam aos serviços de águas, saneamento e resíduos. Apelando ao cumprimento das indicações das autoridades, o Município dispõe de: linha telefónica de atendimento, e-mail, aplicação para telemóvel e “Balcão Digital”, onde os munícipes podem resolver qualquer questão relacionada com os serviços prestados sem sair da proteção que é a sua casa.
Contactos do Município - Serviços de Águas, Saneamento e Resíduos:
• Email: dahuar@cm-barreiro.pt
• Balcão Digital: https://www.cm-barreiro.pt/viver/aguas-saneamento-e-residuos/balcao-digital
• Call Center (09h00 às 17h00): 212 068 068
Fora do horário do Call Center, para Emergências, utilizar o seguinte contato: 21 206 80 00
Secretaria do Departamento de Águas, Higiene Urbana e Atividades Reguladas: (09h00 às 17h00) 21 206 85 74
O atendimento presencial faz-se unicamente no Balcão Único da Av. do Bocage e do Mercado 1º de Maio, preferencialmente por marcação prévia.
Os serviços públicos das águas, saneamento e resíduos estão a funcionar normalmente. Podem ser dadas leituras dos contadores, pela opção de leituras do Call Center, por e-mail, ou Balcão Digital (relembramos que se não forem dadas leituras o sistema funcionará justamente, com base em estimativas dos últimos consumos efetuados, que se acertarão assim que haja novas leituras presenciais feitas pelos munícipes ou pelos leitores dos serviços das águas).
A APP “AQUI BARREIRO” está a funcionar regularmente para comunicar ocorrências na via pública.
Para pagamentos da fatura da água, saneamento e resíduos, para os munícipes que costumam utilizar os nossos balcões, sugerimos que utilizem o pagamento por multibanco, ou num agente payshop. Veja as localizações na lista disponibilizada:
Garantida a qualidade da água da torneira
A Organização Mundial da Saúde (OMS) refere que não há evidências da presença do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, nos sistemas de abastecimento de água. Os atuais processos de tratamento e desinfeção da água da torneira são eficazes na remoção de vírus, pelo que não existem razões para os utilizadores deixarem de consumir água da torneira.
A manutenção do fornecimento de água segura nas torneiras é essencial e assume uma relevância acrescida na situação atual de pandemia que vivemos.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) emitiu relevante informação que pode ser consultada aqui.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., publicou um documento de apoio à COVID-19, que pode ser consultado aqui.
A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da Comissão Especializada de Qualidade da Água produziu um folheto informativo com o objetivo de esclarecer a população sobre o consumo de água potável. Pode ser consultado aqui.
A Câmara do Barreiro cumpre com todas as exigências relativas ao controle da qualidade da água. Consulte aqui
Deposição indevida de monos na via pública
Tem-se verificado que muitos munícipes têm optado por depositar monos e lixo na rua, fora dos contentores.
Isso tem provocado muitos problemas na gestão do serviço.
Por Favor, colabore e NÃO DEPOSITE MONOS na rua!
Vamos todos canalizar os nossos esforços para os problemas essenciais.
Para que, apesar da situação de contingência, consigamos continuar a garantir TODOS OS DIAS a desinfecção dos locais críticos, a recolha de resíduos e a higiene da nossa cidade NÃO DEPOSITE MONOS na rua!
Fique bem!
Cumpra as regras de protecção sanitária!
E não deposite monos na rua!
Contribua para a higiene da cidade, fundamental para a saúde de todos.
Rede Predial de Água - medidas de proteção a adotar no caso de edifícios encerrados durante o estado de emergência
Consulte aqui a informação da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos