Medidas extraordinárias e outras informações, COVID 19

ÁGUAS, SANEAMENTO E RESÍDUOS
Renovação Estado Emergência – 15 janeiro 2021

A Câmara Municipal do Barreiro reforçou, a partir do dia 15 de janeiro, os canais de atendimento não presenciais que respeitam aos serviços de águas, saneamento e resíduos. Apelando ao cumprimento das indicações das autoridades, o Município dispõe de: linha telefónica de atendimento, e-mail, aplicação para telemóvel e “Balcão Digital”, onde os munícipes podem resolver qualquer questão relacionada com os serviços prestados sem sair da proteção que é a sua casa.

Contactos do Município - Serviços de Águas, Saneamento e Resíduos:

• Email: dahu@cm-barreito.pt

• Balcão Digital: https://www.cm-barreiro.pt/pages/1680

• Call center (09h00 às 17h00): 212 068 068

Fora do horário do Call Center, para Emergências, utilizar o seguinte contato: 21 206 80 00

Secretaria do Departamento de Águas e Higiene Urbana: (09h00 às 17h00) 21 206 85 74

O atendimento presencial faz-se unicamente no Balcão Único da Av. Do Bocage, por marcação prévia, apenas para situações que não se consiga resolver através dos meios de contacto não presenciais.

Os serviços administrativos das águas, saneamento e resíduos estão a funcionar normalmente. Podem ser dadas leituras dos contadores, pela opção de leituras do Call Center, por e-mail, ou Balcão Digital (relembramos que se não forem dadas leituras o sistema funcionará justamente, com base em estimativas dos últimos consumos efetuados, que se acertarão assim que haja novas leituras presenciais feitas pelos munícipes ou pelos leitores dos serviços das águas).
A APP “AQUI BARREIRO” está a funcionar regularmente para comunicar ocorrências na via pública.

Os serviços operacionais na rua (contadores, águas, saneamento e resíduos) estão a garantir os serviços essenciais.

Para pagamentos da fatura da água, saneamento e resíduos, para os munícipes que costumam utilizar os nossos balcões, sugerimos que utilizem o pagamento por multibanco, ou num agente payshop. Veja as localizações na lista disponibilizada:

Tabela1

tabela2

FATURA DA ÁGUA - Explicação sobre os “valores elevados” de algumas faturas e a possibilidade de pagamento a prestações

Consulte aqui a informação

Garantida a qualidade da água da torneira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) refere que não há evidências da presença do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, nos sistemas de abastecimento de água. Os atuais processos de tratamento e desinfeção da água da torneira são eficazes na remoção de vírus, pelo que não existem razões para os utilizadores deixarem de consumir água da torneira.

A manutenção do fornecimento de água segura nas torneiras é essencial e assume uma relevância acrescida na situação atual de pandemia que vivemos.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) emitiu relevante informação que pode ser consultada aqui.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., publicou um documento de apoio à COVID-19, que pode ser consultado aqui.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da Comissão Especializada de Qualidade da Água produziu um folheto informativo com o objetivo de esclarecer a população sobre o consumo de água potável. Pode ser consultado aqui.

A Câmara do Barreiro cumpre com todas as exigências relativas ao controle da qualidade da água. Consulte aqui

Deposição indevida de monos na viablica

Tem-se verificado que muitos munícipes têm optado por depositar monos e lixo na rua, fora dos contentores.
Isso tem provocado muitos problemas na gestão do serviço.

Por Favor, colabore e NÃO DEPOSITE MONOS na rua!
Vamos todos canalizar os nossos esforços para os problemas essenciais.
Para que, apesar da situação de contingência, consigamos continuar a garantir TODOS OS DIAS a desinfecção dos locais críticos, a recolha de resíduos e a higiene da nossa cidade NÃO DEPOSITE MONOS na rua!
Fique bem!
Cumpra as regras de protecção sanitária!
E não deposite monos na rua!
Contribua para a higiene da cidade, fundamental para a saúde de todos.

Rede Predial de Água - medidas de proteção a adotar no caso de edifícios encerrados durante o estado de emergência
Consulte aqui o documento
Consulte aqui a informação da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos