Drenagem Pluvial, Vala e Bacia de Retenção no Parque da Urbanização de Sete Portais

Os Barreirenses merecem uma cidade que possa ser vivida por todos. Mais amiga das pessoas e da mobilidade. Mais sustentável e amiga do ambiente. Mais desenvolvida e com os olhos postos no futuro.
A urbanização de Sete Portais terá, em breve, um espaço verde renovado. A intervenção irá contemplar duas fases: a hidráulica e a remodelação dos espaços verdes.
Do ponto de vista hidráulico, esta obra, com duração de cerca de 60 dias, articula-se com toda a obra executada na Rua Capitães de Abril e na Av. Escola de Fuzileiros Navais.
Contempla medidas que promovem a renaturalização do ciclo urbano da água, criando-se um espaço paisagisticamente interessante e vivo – um novo “espaço azul” para além do verde, ambos em perfeita harmonia.
Inclui a realização de uma pequena linha de água – recuperando a função natural deste espaço, e de uma bacia de retenção – um pequeno lago que se forma quando chove, devidamente dimensionados e protegidos.
Pretende-se, assim, promover a melhoria dos solos, a amenização da temperatura ambiente, o adequado escoamento hidráulico, e a melhoria geral do ecossistema urbano, numa “nova” lógica de desenho urbano mais natural. Ambiente saudável – vida saudável.
Posteriormente, está prevista a remodelação de todo o espaço verde, incluindo a integração das referenciadas vala e bacia, acrescentando-se um pomar, entre outros elementos, numa intervenção que se projetou de forma interdisciplinar.
A remodelação do espaço verde iniciar-se-á de seguida, faseadamente, até ao final do presente ano e princípio do próximo.
Esta intervenção inclui as seguintes mais valias:
Renovação do espaço incluindo a renaturalização do “caminho da água”;
Redução de consumos com a água da rega - remodelação do sistema;
Introdução de pomar e arborização de sombra;
Introdução parcial de prados floridos
O Município do Barreiro está, ainda, a estudar a criação de um acesso rodoviário (para veículos de manutenção) e para pessoas de mobilidade reduzida à zona do espaço verde.
Não há, infelizmente, obras sem incómodos, mas estas em especial irão proporcionar um aumento substancial da qualidade de vida na zona.
Pedimos a vossa compreensão e colaboração.
A Câmara Municipal do Barreiro está empenhada em desenvolver projetos que contribuam para melhorar as condições da vida das pessoas, do espaço público e dos nossos serviços.
Queremos um Barreiro requalificado. Queremos um Barreiro onde se investe no bem-estar de todos.