Opções Participadas 2017 com a População de Santo André

Dezenas de munícipes estiveram presentes nas Opções Participadas com a população de Santo André, no dia 26 de janeiro, no Grupo Recreativo da Quinta da Lomba. Nesta reunião, Executivo Municipal e o da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena apresentaram projetos para a freguesia em termos de requalificação de espaços públicos, repavimentações, intervenções na rede de saneamento, entre outros assuntos.
Questões relacionadas com higiene urbana, pintura de passadeiras, estacionamento indevido, necessidade de repavimentação, entre outras, foram abordadas pelos munícipes. Os Autarcas responderam às questões colocadas e afirmaram que vão verificar com os serviços as possíveis soluções para os problemas apresentados. Em situações mais complexas, a Vereadora responsável pelas Obras Municipais, Sofia Martins, disse que, em breve, serão marcadas reuniões com moradores no sentido de se ver, no local, com os técnicos municipais, os problemas referidos. É o caso da Praceta do Lobito, em que foram abordadas questões relacionadas com o saneamento e arborização.
O Presidente da CMB apresentou alguns dos projetos em curso ou previstos para a Freguesia de Santo André, salientando que a informação transmitida pelos munícipes “é indispensável para nós, para gerirmos melhor”.
Relativamente à Praça São Francisco Xavier, está concluída a primeira fase que incluiu a requalificação da placa central, com reorganização do espaço verde, novo mobiliário urbano, iluminação pública e novos equipamentos infantis. Irá ser colocado mais mobiliário urbano e, numa segunda, fase, reorganizadas as zonas de circulação rodoviária.
Na Rua Capitães de Abril com a Rua Jornal Heraldo está prevista a construção de nova rotunda e arranjo das zonas verdes. Junto a esta zona, na Rua de Santo António irá ser remodelada a conduta de água.
O Presidente abordou também a candidatura submetida ao POSEUR para execução de rede de saneamento doméstico em várias áreas do Concelho, o que prevê 15 km de rede; 6 estações elevatórias; mais cerca de 1400 habitantes com saneamento tratado. Na Freguesia de Santo André, as zonas contempladas são AUGI da Quinta Francisco Rodrigues; Rua da Telha; Rua dos Operários; Bairro da Quinta das Canas; e Praceta de Sete Portais.
Em termos de repavimentações, prevê-se, para 2017, um investimento global de cerca de 600 000€ em todo os Concelho, contemplando 37 Arruamentos. Em Santo André, serão repavimentadas a Rua D. João de Castro; Rua Nagar Aveli; Praceta do Lobito; Rua do Emigrante; Rua José António Marques; Rua Mombaça e cruzamento com a Rua Prof. Azevedo Gomes; Rua Encarnação Coelho; e Rua Estevão da Gama.
Relativamente à Quinta das Canas, o Presidente explicou que estão a ser efetuados contactos para eventual intervenção no território, e no que respeita ao Polis está a ser preparada a utilização da garantia bancária para conclusão da intervenção no espaço público.
Foi abordada também a criação do percurso ciclável no Parque da Cidade e a recuperação da entrada no Parque pela Rua da Paz.
No que respeita aos Transportes Colectivos do Barreiro, foram abordadas as comemorações dos 60 anos, a renovação total da frota por viaturas movidas a gás, a aquisição de bicicletas elétricas, o processo de certificação ISO 9001:2015 e os painéis informativos nos abrigos.
As Comemorações dos 80 anos de abastecimento público de água no Barreiro, a Campanha de Higiene Urbana e Comportamento Cívico e a Capacitação de Serviços Operacionais (através da renovação da frota operacional; aquisição de viaturas de higiene urbana; formação e admissão de trabalhadores) foram outros temas abordados nas Opções Participadas de Santo André.
Recorde-se que, todos os meses, a CMB promove Opções Participadas com a população das freguesias. A próxima será no dia 9 de fevereiro, pelas 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.