Plataforma Multimodal do Barreiro

Terminal 1 750 2500
09 Junho 2017

Com objetivo de esclarecer questões colocadas à Câmara Municipal do Barreiro durante o Período de Discussão Pública do Estudo de Impacto Ambiental da Plataforma Multimodal do Barreiro, informamos que:
A Câmara Municipal do Barreiro e o seu Presidente têm defendido, desde sempre, que o terminal de contentores do Barreiro só será um contributo para o desenvolvimento do Concelho, compatibilizando a atividade portuária com o projeto da Terceira Travessia do Tejo e com o ordenamento da cidade, incluindo a frente Ribeirinha.
A Avenida da Praia não pode ser afetada nas suas vistas.
A preservação da Avenida Bento Gonçalves (Avenida da Praia) e a sua função essencial de ligação ao rio constitui objeto central da intervenção da Câmara Municipal do Barreiro.
Estas têm sido as posições assumidas pela Autarquia Barreirense em vários momentos e que serão reafirmadas na resposta formal, que está a ser preparada no âmbito da discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental.
É convicção da CMB que a ampliação da Atividade Portuária no Concelho pode ser um importante contributo para a redinamização da atividade económica no território da ex-CUF/Quimigal, atual Baía do Tejo.
E, nesse sentido, a Autarquia intervirá, como até agora, pela construção do Terminal Multimodal do Barreiro, bem como na defesa do direito das populações à fruição da sua cidade e dos seus rios.