Seixal e Barreiro reivindicam construção de uma ponte rodoviária que ligue os dois concelhos

Dsc 3360 1 750 2500
07 Junho 2017

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, reivindicaram, ontem, dia 6 de junho, numa iniciativa em que participaram entidades e população, a construção de uma ponte rodoviária, que ligue o Barreiro ao Seixal. As duas autarquias irão pedir uma reunião ao Ministro das Infraestruturas para sinalizar esta necessidade, com o objetivo de que a empresa Infraestruturas de Portugal inclua esta ponte como uma das suas prioridades no que se refere às acessibilidades na Margem Sul.

Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, lembrou que se trata de “uma ponte com cerca de 400 metros, que ligará os dois concelhos, evitado que as populações tenham que percorrer os atuais 16 quilómetros que distanciam o Seixal do Barreiro”. O autarca referiu ainda que “desde 1999 que está prevista uma estrada no Plano Rodoviário 2000, que é a ER 10, que liga Almada ao Seixal e Barreiro através desta ponte rodoviária que hoje aqui reivindicamos, contudo, a mesma está parada em Corroios”. Foram ainda lembradas as vantagens económicas e ambientais que a construção desta ponte traria às populações dos concelhos da Margem Sul, cujo investimento ronda os 15 milhões de euros.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, referiu que “um dos problemas da região é a falta de mobilidade e transportes entre os concelhos do Arco Ribeirinho Sul, o que dificulta a ligação entre as populações e prejudica também a atividade empresarial”. Na opinião do Autarca, a construção da ponte rodoviária potencia os territórios industriais e consequentemente a atividade económica nos Concelhos da Margem Sul do Tejo, contribuindo para uma melhor mobilidade, menos gastos em termos de combustível e uma melhoria ambiental.

Recorde-se que os dois concelhos já estiveram ligados em tempos, mas por via ferroviária. Em 1923, o vapor proveniente do Barreiro apitou pela primeira vez sobre a ponte que o ligava ao Seixal. O tráfego foi suspenso em 1969, após uma colisão de um navio, que provocou danos na estrutura, que não voltou a ser recuperada.

Apesar de esta ponte estar contemplada na Estrada Regional 10, criada através do Decreto-Lei n.º 98/99 de 26 de julho, e em vários planos e projetos, como acontece com as acessibilidades complementares à Terceira Travessia do Tejo, até ao momento não foi concretizada, pelo que as autarquias exigem que sejam tomadas todas as medidas necessárias para que este acesso seja concluído.

ponte (2)ponte (3)ponte (4)