Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

CONSUMO SUSTENTÁVEL – CONSUMO RESPONSÁVEL A SAÚDE NA NOSSA MESA

Comida 1 750 2500
20 Junho 2020

“Mens sana in corpore sano”, que significa “Mente sã em corpo são” é uma citação do poeta romano Juvenal, 509 a.c., que ouvimos com regularidade, mas que acabamos por não por em prática, apesar de não ser difícil e muito menos impossível.

Portugal tem todas as condições para colocar na nossa mesa, deliciosos pratos confecionados na base de uma Dieta Mediterrânica. Tudo se combina à volta de sete grupos de alimentos, que de um modo saudável, contribuem para a prevenção de doenças como a diabetes e a hipertensão.
Manter um corpo são ajuda a ter uma mente saudável e ter saúde mental ajuda a obter saúde física.
Vamos então saber um pouco mais sobre os grupos de alimentos que compõem a Dieta Mediterrânica:
• Cereais e derivados e tubérculos – Fontes importantes de energia, vitaminas e fibras, como o arroz, pão e batata.
• Hortícolas – Ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água, como a cenoura, feijão verde e ervas aromáticas, como a salsa, os coentros e o cebolinho.
• Fruta – Rica em vitaminas e sais minerais. São excelentes para maravilhosas sobremesas. São exemplo a maçã, banana e laranja.
• Lacticínios – Ricos em proteínas, algumas vitaminas e sais minerais, como o cálcio. São importantíssimos para a saúde dos ossos e dentes, mas devem ser consumidos com moderação, como o leite e iogurtes.
• Carne, ovos e peixe – Fontes importantes de proteína, fornecem ainda gordura vitaminas e sais minerais, como o ferro. Neste grupo deve ser privilegiado o peixe. Caso opte por carne, prefira as carnes brancas, como peru e frango.
• Leguminosas – Fornecem ao organismo proteínas, fibras, açucares, vitaminas e sais minerais, como as ervilhas e favas.
• Óleos e gorduras – Fontes de gorduras e vitaminas, sendo azeite o melhor exemplo assim como os ómegas presentes na sardinha, atum, cavala e outros peixes gordos.
Feita a descrição dos grupos dos alimentos coloque na mesa saúde para toda a família.
Aposte em pratos simples, que tenham por base cereais, com alimentos de origem vegetal do que animal, temperados com pouco sal, com alimentos frescos da época, usando como principal gordura o azeite.
É importante lembrar-se, que a hora da refeição é muito mais do que ingerir alimentos. Aproveite e transforme esse momento em convívio e partilha com quem mais gosta.

Quer saber mais sobre a Dieta Mediterrânica, pode fazer em:
https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Dieta_Mediterranica.pdf

https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/dieta-mediterranica/

https://nutrimento.pt/noticias/conheca-os-10-principios-da-dieta-mediterranica-em-portugal/

 

SEJA UM CONSUMIDOR INFORMADO E RESPONSÁVEL.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze