Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

COVID-19 – Redução acentuada dos pagamentos em abril

Cartao 1 750 2500
01 Junho 2020

O CIAC- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, tem vindo a informar, através da Direção-Geral do Consumidor, sobre os direitos dos consumidores face ao contexto do COVID-19.

No processo de desconfinamento e gradual regresso à nova normalidade, o Banco de Portugal analisou os pagamentos efetuados pelos portugueses em abril, concluindo que foram levantados, em média, menos 32,8 milhões de euros e gastos menos 52,8 milhões de euros em compras, em comparação com o mesmo período em 2019.
Verificou-se uma diminuição das compras com cartão, sendo os setores de atividade mais afetados o do alojamento ( -97%) e o da restauração (-85%).
O setor do comércio a retalho regista a menor diminuição, apenas 16%.
O setor do Turismo reflete o impacto negativo da covid-19, registando menos 80,9 milhões de euros de operações efetuadas por estrangeiros em Portugal.

No setor do comércio a retalho, em termos de subsetores, em termos de aquisições, registaram-se as seguintes quebras:
• 99% vestuário para adultos
• 53% produtos novos
• 49% combustíveis para veículos a motor

As compras com cartão aumentaram no que se refere à aquisição de eletrodomésticos - mais 209% - e à aquisição de frutas e produtos hortícolas - mais 109%.
Estes aumentos são uma resposta dos consumidores às novas medidas de proteção, que optam cada vez mais pelo pagamento em cartão, em detrimento do pagamento em numerário, devendo-se também ao facto do aumento do limite máximo dos pagamentos contactless para 50 euros.

A impossibilidade dos consumidores de se deslocarem às lojas físicas obrigou a uma adaptação quer destes, quer dos comerciantes, e o aumento das compras online é reflexo disso:

• compras em sites portugueses - aumentaram 21% em quantidade e 53% em valor
• compras em sites estrangeiros - aumentaram 10% em quantidade tendo, contudo, diminuído 18% em valor

A pandemia COVID-19 veio obrigar a uma alteração de comportamentos por parte dos consumidores e comerciantes, verificada pelo crescimento do uso de meios de pagamento contactless e online e pela adaptação dos modelos de negócio.

Saiba mais em https://www.bportugal.pt/comunicado/covid-19-abril-confirma-reducao-sem-precedentes-nos-pagamentos

 

SEJA UM CONSUMIDOR INFORMADO E RESPONSÁVEL.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze