CIAC informa | Campanha de recolha de veículos utilitários da marca "Renault", modelo "Master III"

Ciac logo 1 750 2500 1 750 2500
18 Junho 2019

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da DGC – Direção Geral do Consumidor, dá conhecimento da campanha de recolha levada a efeito pelo representante da marca Renault, em Portugal, de alguns veículos utilitários, modelo Master III, produzidos entre março de 2017 e 14/11/2017, devido a, segundo o referido representante “(…) um risco potencial de não conformidade da configuração do quadro de instrumentos. Na eventualidade de uma falha da direção assistida do automóvel, poderia ocorrer à não ativação do testemunho de alerta no quadro de instrumentos.”

O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 138 veículos existentes no mercado nacional estão a ser contactados através de carta registada, com aviso de receção, para que nestes veículos se possa proceder “(…) gratuitamente à atualização dos parâmetros de configuração do quadro de instrumentos.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde junho de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Sistema Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, anteriormente designado Sistema RAPEX, transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.

Câmara Municipal do Barreiro
GAC/CIAC – Centro e Informação Autárquico ao Consumidor