CONSUMO SUSTENTÁVEL | DIA MUNDIAL DA POUPANÇA – 31 DE OUTUBRO

Ciac logo 1 750 2500 1 750 2500
31 Outubro 2018

Em períodos ou tempos de recessão económica, ou de crise, aumenta a necessidade de pouparmos.

A importância de poupar, ajusta-se à maioria das famílias que vivem de uma economia doméstica, a qual se ajusta aos ganhos do agregado, dando uma sensação de tranquilidade.

Muitos conflitos familiares têm a sua origem em problemas económicos que acabam em rutura familiar.
Existem muitas razões pelas quais devemos poupar. Na nossa análise, duas são a chave do sucesso: TRANQUILIDADE e FELICIDADE
Quando estivermos preparados para avaliar os nossos gastos e formas de por em prática planos de poupança, que garantam as nossas necessidades, o nosso nível de stress, as preocupações diminuem consideravelmente e consequentemente tais planos de poupança serão uma razão para que os níveis de felicidade não diminuam.
Mas conseguimos nós ajustarmos ao que ganhamos?
A poupança pode ser feita através de pequenos gestos e rotinas. Para isso é necessário termos a família atenta e participativa.
Numa primeira análise, precisamos saber para onde está a ir o dinheiro. Aonde o gastamos. Como o gastamos.
Tem controlo toral sobre as suas despesas?
Em que produtos e serviços gasta o seu dinheiro?
Sabe valorizar as coisas para além do seu preço?
Conseguiu responder às questões acima colocadas?
• Quer começar a poupar e não sabe como.
• Entra em stress sempre que se aproxima o fim do mês, pois raramente tem dinheiro disponível.
• Tem um grande desejo de controlar os seus consumos diários e de poder classificar as suas despesas em função das suas necessidades.
• Há muito que procura forma de priorizar e categorizar os seus gastos e exercer um consumo mais responsável.
Existe um principio:
• Definir o objetivo mensal
Existe um durante:
• Registar dia a dia todas as despesas semanais.
• Fazer um balanço de cada mês.
Existe um fim:
• Por em prática o objetivo que foi traçado.
• Refletir sobre objetivos criados com um espirito critico e avaliador dos pontos fortes e fracos do orçamento disponibilizado.
Não esquecer que, com o objetivo de que possa manter o seu orçamento equilibrado mês a mês, sem deixar semanas com dias livres durante o ano, verificará que muitos meses incluem os primeiros e os últimos dias dos meses adjacentes, como por exemplo a ultima semana de outubro completa-se com os quatro primeiros dias de novembro. Desta forma poderá contabilizar a sua despesa diária em semanas completas sempre que seja possível e aproveitar para nos domingos fazer as suas contas semanais.
BOAS POUPANÇAS!

CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor