Consumo Sustentável | Medidas de Poupança

Ciac logo 390x200 1 750 2500
16 Outubro 2018

No dia 31 de outubro, assinalar-se-á o Dia Mundial da Poupança.

O CIAC, ao longo dos seus 26 anos de atividade a informar o Consumidor, tem vindo a alertar para situações que poderão pôr em risco os orçamentos das famílias.

Assim, ao longo deste mês, apresentamos algumas medidas que podem tornar um pouco mais leve a sua despesa.

Porque estamos em outubro, o regresso às aulas, que se iniciou em setembro, assinalou o começo de um novo ano letivo, representando um gasto significativo de dinheiro.

É possível, todavia, suavizar a despesa e, acreditem, a vossa carteira agradecerá!

Elabore um plano de compras e compare preços: Antes de comprar analise as roupas da criançada e o material escolar que sobrou. Avalie o que pode aproveitar.

Faça então uma lista e, com a devida antecedência, compare os preços. Ficará surpreendido com o custo dos materiais, que varia de ponto para ponto de venda.

Esta forma tranquila de programar as compras pode levar a poupar até 25% do seu dinheiro.

Atividades extra escolares: Quer sejam as crianças ou os pais, o desejo de os inscrever em atividades desportivas e/ou culturais, fora do horário escolar, pode elevar significativamente a fasquia do seu orçamento mensal.

Compare as diferentes opções. Lembre-se que existem programas culturais e desportivos promovidos pelas autarquias e/ou associações e coletividades, que apresentam preços competitivos.

Reutilizar e promover o intercâmbio: Recolha informação.

As autarquias promovem e auxiliam na compra ou troca de livros.

As Associações de Pais têm por vezes programas de livros em segunda mão na escola.

Sempre que possível, utilize livros em segunda mão de irmãos ou conhecidos. Pode ainda visitar as páginas eletrónicas onde são promovidos troca ou venda de livros.

Consuma de forma sustentável.

CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
Câmara Municipal do Barreiro / Rua Miguel Bombarda, Paços do Concelho,