Informação CIAC | Recolha de Veículos pela VOLKSWAGEN

Logo vw 1 750 2500
27 Julho 2018

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor fez sair em abril de 2016 a informação nº 10, acerca do caso “VOLKSWAGEN”, que poderá consultar em https://www.cm-barreiro.pt/pages/863?news_id=5664

Estavam em causa os resultados dos testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores diesel da marca Volkswagen. Esta situação levou a Volkswagen a admitir a possibilidade de existirem 11 milhões de viaturas nestas circunstâncias.

Em Portugal, segundo informação da SIVA – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A., calculou-se que existissem cerca de 94 mil viaturas afetadas, das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT.

O Governo Português perante tais circunstâncias emitiu então o Despacho nº 11428/2015 de 13 de outubro, o qual criou o Grupo de trabalho para desenvolver as diligências e acompanhamento das ações necessárias para a resolução do problema.

Em 18 de julho de 2018, a Direção Geral do Consumidor (DGC) fez chegar ao CIAC, as conclusões apresentadas pela Comissão Europeia e as autoridades nacionais de defesa do consumidor da União Europeia, através do comunicado à imprensa de 17 de julho, sobre o processo dos 8,5 milhões de veículos recolhidos, na União, pelo grupo Volkswagen.

No relatório, estas entidades concluem que, até agora, as medidas adotadas pela Volkswagen foram positivas no que diz respeito às informações disponíveis em linha, bem como acerca da medida destinada a aumentar a confiança dos consumidores - a chamada «Trust Building Measure» - cuja garantia abrange apenas 11 peças do motor.

A Volkswagen, não tendo fornecido uma garantia clara de que a atualização não afeta o desempenho dos veículos, comprometeu-se a prosseguir a atualização gratuita dos veículos afetados e a manter a correspondente garantia de facto, a fim de resolver quaisquer problemas que possam surgir após essa atualização até ao final de 2020.

A Comissão e as autoridades de defesa do consumidor lamentam, no entanto, que a empresa não tenha podido dar uma garantia mais completa e mais clara em caso de problemas ocorridos após a reparação dos veículos.

Os consumidores afetados deverão contactar os seus concessionários locais, caso tenham quaisquer problemas relacionados com a atualização dos seus veículos.

Caso lhes for negada assistência, deverão apresentar uma queixa formal a um dos pontos de contacto nacionais da Volkswagen para a recolha de veículos.

Consulte o comunicado de imprensa da Comissão Europeia, em

CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor