Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – 15 de março (2ª parte)

Reservatorio de agua no barreiro 1 750 2500
13 Março 2018

CONSUMO SUSTENTÁVEL

I I PARTE – REUTILIZAR

Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. Quem reutiliza, desenvolve a sua criatividade, inovando no uso de um produto nas mais variadas formas e aplicações.

 

Reutilize a água fria do duche para rega ou limpeza.

Aproveite as águas da chuva, usando-a de forma eficiente.

Os alimentos não devem ser desperdiçados. Faça as quantidades necessárias para cada refeição ou de forma programada.

No caso de existirem sobras, aproveite para fazer novas receitas ou consumir no dia seguinte.

Tenha atenção ao prazo de validade dos alimentos, evitando o desperdício alimentar.

 

Não deite para o contentor dos resíduos indiferenciados as roupas que já não usa.

Reaproveite-as, modificando-as, dando-lhes um novo visual, mais clássico ou desportivo.

Em alternativa, pode doar a roupa a instituições de solidariedade social ou ainda depositá-la em contentores de recolha, possibilitando o seu uso por quem dela necessite.

 

Pensa modificar a decoração da sua sala. Tal não obriga a que tenha de adquirir móveis novos. Opte por renovar os que tem, tirando deles o máximo partido.

No caso de ter móveis usados que já não necessita, doe a instituições de solidariedade social ou venda a lojas de móveis em segunda mão.

 

 

Prefira pilhas recarregáveis. As pilhas, independentemente do seu tamanho, libertam metais pesados e prejudiciais para o ambiente, como o zinco, mercúrio e cádmio.

 

Costuma fazer doces ou outro género de conservas? Reaproveite os frascos e boiões de vidro. Eles serão também muito uteis para guardar os bens alimentares ou pequenos objetos. Desta forma poupa evitando a compra de vasilhames para esse efeito.

 

 

Vai às compras? Leve consigo um saco. Opte pela utilização dos tradicionais sacos de pano, em vez de plástico. Caso tenha conhecimentos de costura, poderá reutilizar uma T-shirt e dela fazer um saco de compras muito personalizado.

 

O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos.

Podemos utilizar restos de papel, que se encontram impressos apenas de um só lado, ou mesmo espaços em branco (não impressos) e construir um bloco de notas ou de rascunhos; reutilizar envelopes para organizar ou guardar pequenos documentos; reutilizar latas, e embalagens dos ovos para a germinação e muda de plantas e até mesmo confeção de brinquedos; os sacos e embalagens plásticas para vasilhames; triturar restos de materiais e entulhos de construção para reutilizá-los em construções simples.

Imagine se conseguirmos levar à prática no nosso dia-a-dia atos tão simples como os que temos abordado, seriamos mais felizes, mais saudáveis e mais “ricos”.

Câmara Municipal do Barreiro / GAM/CIAC
Telefone: 212068052
 E-mail: ciac@cm-barreiro.pt

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze