Se vai comprar brinquedos, verifique antes | CIAC

Ciac logo 1 750 2500
06 Dezembro 2017

«Com Desejos de Feliz Natal

Estamos em época natalícia. O chamamento ao consumo é enorme e por vezes já não se consegue esticar mais o dinheiro, face às aliciantes ofertas.

No Natal muitos sonhos se tornam realidade…mas antes de iniciar as compras, faça um plano do que quer oferecer.

Compare preços e não deixe as compras para a véspera das festas.

Se vai comprar brinquedos, prefira os estabelecimentos de confiança.

Verifique se o brinquedo tem a marca CE, se possui rotulagem em português e etiqueta de recomendação de idade ou símbolo gráfico desse aviso.

Verifique ainda:

Se o brinquedo tem arestas cortantes ou bordos que possam magoar ou provocar ferimentos.

Se existem peças pequenas que possam facilmente soltar-se e que caibam na boca da criança podendo provocar sufocação por aspiração, vulgo asfixia e mantenha as embalagens de plástico longe do alcance destas, por poderem causar sufocação.

Se o brinquedo for de pilhas-botão, verifique se o compartimento das pilhas não pode ser facilmente aberto pelas crianças. Se aspiradas ou engolidas, as pilhas-botão podem ficar presas na garganta e causar queimaduras graves, em menos de duas horas podendo mesmo provocar a morte.

Crie nas crianças, hábitos de arrumação para minimizar riscos.

Grande parte dos acidentes com brinquedos ocorre quando a criança cai sobre os mesmos.

Se necessitar de mais informações sobre a conformidade dos brinquedos, sua segurança e legislação aplicável nesta área, pode consultar em http://ec.europa.eu/enterprise/toys

Pode ainda consultar o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através do endereço eletrónico ciac@cm-barreiro.pt ou pelo telefone 212068052, dentro do horário de funcionamento (9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).»

Câmara Municipal do Barreiro / GAM/CIAC

Telefone: 212068052 E-mail: ciac@cm-barreiro.pt