Compre o que necessita | CIAC

Ciac logo 1 750 2500
28 Novembro 2017

Estamos em época natalícia. O chamamento ao consumo é enorme e por vezes já não se consegue esticar mais o dinheiro, face às aliciantes ofertas.

Quando a nossa economia fica em perigo, porque gastámos uma pequena fortuna no supermercado e ainda temos de fazer as compras para o Natal, o que nos resta fazer?

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao consumidor aconselha:

1 – Conheça as estratégias que as grandes superfícies utilizam para nos fazer comprar mais do que necessitamos. Desde que entramos até que saímos pelas caixas, estas superfícies têm tudo pensado, levando-nos a pensar que estamos a comprar com desconto.

2 – Fazer uma lista do que necessitamos. Pagar com dinheiro contado, controla melhor os seus gastos.

3 – Não faça compras com fome nem deprimida/o. Se lhe oferecerem um produto a provar, prove se quiser. Não se sinta obrigada/o a comprar. Caso provou e gostou e está em promoção, veja se existe outro similar mais barato.

4 – Repare na colocação do produto. O que está à mão é, regra geral, o que querem que compre. Os mais baratos não estão ao alcance do olhar, a não ser que seja da própria marca.

5 – Não caia nas tentações das promoções. Valorize o seu dinheiro e avalie se o que tem nas mãos é algo que realmente precisa. Atenção aos corredores centrais. Nestas áreas são colocados os produtos em promoção. Arrisca-se a comprar sem comparar os preços de outras marcas, que estão nos corredores destinados aos mesmos.

6 – Cuidado com as falsas ofertas. Usam-se para expor produtos em massa, que dão a sensação que estão em saldo. Nestas situações os consumidores arriscam a comprar produtos de má qualidade e que não lhes fazem falta.

7 – Leia as etiquetas para saber o que está de facto a comprar. Frases como “método tradicional“, “rico em fibras”, “baixo teor de gorduras”, “embalado a vácuo”, fazem-nos comprar mais.

8 - Terminou as suas compras, verifique o carrinho. Não se dirija logo às caixas. Avalie os produtos que tem e não se sinta vergonha/o em substituir alguns produtos por outros mais baratos.

Barreiro, 2017/11/28

Câmara Municipal do Barreiro / GAM/CIAC