Produtos biológicos importados com novo sistema de certificação eletrónica

Produtos biologicos 1 750 2500
25 Maio 2017

Um novo sistema de certificação de produtos biológicos importados entrou em vigor no dia 19 de abril.

Durante um período transitório de seis meses usar-se-á tanto a certificação em papel como a certificação eletrónica. A partir de 19 de outubro de 2017, as importações de produtos biológicos serão cobertas unicamente pelo sistema de certificação eletrónica.

O sistema de certificação eletrónica foi criado na sequência das Recomendações do Tribunal de Contas Europeu e de um pedido dos Estados-membros.

Este sistema contribuirá para o reforço das disposições em matéria de segurança alimentar e redução do risco de fraude. Abreviará também os encargos administrativos dos operadores e das autoridades competentes e permitirá ainda, obter dados estatísticos mais completos sobre as importações.

Estas alterações obrigarão à inclusão destes certificados de importação no sistema informático veterinário integrado (Trade Control Expert System - Traces), o atual sistema eletrónico da União Europeia para o rastreio de produtos alimentares.

Pode obter mais informações em  EU organic farming

Câmara Municipal do Barreiro / GAM/CIAC

Telefone: 212068052