Já ouviu falar da Black Friday? | Centro de Informação Autárquica ao Consumidor

Logo ciac 1 750 2500
24 Novembro 2016

Já ouviu falar da Black Friday?

Sabe do que se trata?

Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta Feira Negra. É a sexta feira depois do dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving em inglês.

Este termo teve origem nos Estados Unidos da América, nos anos 30, e é um dia especial porque as lojas abrem mais cedo e fazem grandes descontos.

Ocorre na última Sexta Feira do mês de novembro.

Este fenómeno marca atualmente o inicio das compras de Natal. Por isso muitas pessoas compram presentes para o Natal, aproveitando os preços baixos.

Todos os anos, existem casos de confrontos entre clientes, porque existe ruptura de stock, já que algumas mercadorias esgotam rapidamente. Outras pessoas passam mal, porque as lojas ficam sobrelotadas.

Neste frenesim é importante acautelar comportamentos de consumo. Se pretende aproveitar os descontos na Black Friday ou se está a pensar fazer compras na Black Friday, é conveniente ter em conta:

1 – Antes da Black Friday preste atenção às promoções. Alguns descontos já estão disponíveis dias antes.

2 – Leia com atenção os folhetos e anúncios com as promoções. Compare as ofertas antes de qualquer decisão de compra.

Nas compras em estabelecimentos comerciais, leve consigo os anúncios e os folhetos.

No caso de o preço ou a promoção não ser o esperado, confronte o vendedor com o anúncio e causa.

Não se esqueça de que a quantidade dos artigos em promoção è limitada e que o stock disponível de cada artigo pode esgotar-se rapidamente.

Nem todos os produtos anunciados na Black Friday são as melhores ofertas ou têm os melhores descontos.

3 – Nas compras pela internet, verifique se o sítio é seguro e leia a política de privacidade para ficar a saber como é que os seus dados são tratados.

Um sitio da internet é seguro se o respetivo endereço começar com https:// ou quando tiver uma imagem de um pequeno cadeado fechado no canto inferior direito do ecrã.

Na utilização de cartões de crédito, opte por um plafond reduzido. Se possível escolha outros meios de pagamento.

Tenha cuidado com as falsas promoções na internet ou emails fraudulentos. Existem anúncios que sendo falsos, servem de isco para que o consumidor aceda a sítios fraudulentos, levando-o a efetuar compras sem qualquer garantia de proteção.

Não aceda a sítios através de emails nem através de anúncios em redes sociais. Esses anúncios podem também servir para instalar software malicioso. Vá diretamente à página da marca e confirme as ofertas.

4 – Antes de efetuar o pagamento informe-se sobre as políticas de devoluções e trocas. Nas compras pela internet, em caso de arrependimento, dispõe de 14 dias seguidos a contar da data em que tiver adquirido o bem para resolver o contrato.

5 – Se for alvo de publicidade enganosa ou agressiva, reclame. São práticas proibidas e devem ser denunciadas. A Direção-Geral do Consumidor é a entidade competente nesta matéria.

Pode consultar o CIAC do Barreiro ou procurar mais informação em www.consumidor.pt e https://www.facebook.com/dgconsumidor

GAM/CIAC

Câmara Municipal do Barreiro