Dia Mundial dos Direitos do Consumidor a 15 de março assinalado pela CMB

Ciac logo 450x300 1 750 2500
15 Março 2016

No dia 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a Câmara Municipal do Barreiro, através do Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM)/Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), vai desenvolver um conjunto de atividades, nos Paços do Concelho (Rua Miguel Bombarda), entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h00, durante as quais os cidadãos estão convidados a participar, apresentando questões sobre os seus direitos enquanto consumidores e apresentando quaisquer dúvidas relacionadas com o consumo. Haverá várias atividades e material informativo para fornecer gratuitamente.

Entretanto, o GAM/CIAC, na sequência das ações de formação no âmbito do SEM - Serviço Educativo Municipal, irá desenvolver, durante o mês de março, cinco atividades, quatro delas inseridas no tema “Pequenos gestos que fazem diferença” e uma subordinada ao tema “A publicidade e o consumo”.

Os pequenos gestos do nosso dia-a-dia encontram-se relacionados com atos comerciais, desde a compra de produtos à aquisição de  serviços. Por vezes, acontecem abusos por parte do agente económico sem que consigamos defender –nos, por desconhecimento dos direitos que temos e a forma de os pôr em prática.

Já tentou cancelar um contrato de telecomunicações, que não está a ser cumprido pelo operador, a meio do período de fidelização?

Sabe o que fazer, se o seu telemóvel deixar de funcionar no período de garantia e o vendedor recusa a sua reparação?

Será que lhe podem cortar o fornecimento de água ou luz sem aviso prévio se existirem faturas por pagar?

Nas compras online, pode anular a sua compra? Em quanto tempo?

Quem lhe prestar um serviço é obrigado, antes da realização do trabalho, a apresentar um orçamento?

Quando as coisas correm mal, sabe como reclamar? E a que entidades recorrer?

Para dar resposta a estas e outras questões, a Câmara Municipal do Barreiro disponibiliza à sua população, desde 1992, um Serviço denominado CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, que ao longo deste tempo tem vindo a resolver, esclarecer, informar e sensibilizar os consumidores para os seus problemas, emergentes de uma relação de consumo, ajudando-os a fazerem melhor as suas escolhas com confiança para poderem beneficiar da melhor forma, as ofertas que o mercado apresenta.

Venha conhecer os seus direitos e como os mesmos o podem ajudar no seu quotidiano.