Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia Mundial da Poupança | 31 de outubro

Popuna  1 750 2500
21 Outubro 2015

Foi em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão, que surgiu a ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança. Surge assim o Dia Mundial da Poupança que se comemora a 31 de outubro, com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.
Tendo em conta a grave crise económica mundial que afeta particularmente o nosso país, é deveras importante refletir sobre o ato de consumir, de forma mais consciente e mais organizada, para uma boa gestão do nosso orçamento familiar.
Como os imprevistos acontecem, é por isso necessário estarmos preparados para tal.
A primeira coisa a fazer é constituir um “pé-de-meia”. Normalmente chamado de “fundo de emergência”, é uma poupança que está sempre acessível para colmatar qualquer despesa que surja de surpresa.
Os especialistas aconselham que, quando possível, essa poupança seja equivalente de quatro a seis meses de despesas fixas do agregado familiar.
Existindo filhos, quanto mais gordo for o “fundo de emergência”, mais descansados dormiremos. Aconselham também os especialistas a resguardarmos o dinheiro numa aplicação simples, sempre acessível e de baixo risco.
È aconselhável e segura, a poupança á cabeça. Assim que o salário entrar na nossa conta, automaticamente, uma quantia fixa ou uma percentagem, deveria ser colocada numa conta a prazo, à qual não se possa aceder, nem com multibanco nem por via cheques. E, dado que os depósitos a prazo automaticamente renováveis, são contratos bancários, aconselha-se que as suas condições sejam bem analisadas.
A taxa de esforço, ou seja, o que o agregado paga por mês em prestações/compromissos, não deve ser superior a 40% do rendimento mensal.
Se houver extrema necessidade de recorrer ao crédito, devemos optar pelo pagamento da dívida a 100%.
O marketing e a publicidade desempenham na sociedade atual um papel perfeito de apelo desenfreado ao consumo. Como podemos então, evitar ou superar algum desse apelo?
Comparar sempre que tivermos que decidir sobre a aquisição de um bem ou serviço.
Na ida às compras, levar uma lista dos bens necessários e respeitar os limites estipulados para os gastos.
Organizar as despesas e evitar gastos supérfluos.
Fazer um orçamento, revê-lo todos os meses e acompanhá-lo semanalmente.
Partilhar com todos os elementos da família a real capacidade financeira do agregado.

O CIAC deixa alguns conselhos sobre como poupar recursos energéticos, no seu dia-a-dia:

• Evitar lavar os dentes com a torneira aberta e o duche com a água a correr;
• Para as lavagens de roupa e louça utilizar as máquinas com a carga máxima;
• Evitar fugas de água e o pingar das torneiras – o simples gotejar de uma torneira pode significar uma perda de 100 litros de água por mês;
• Colocar redutores de caudal de água nas torneiras;
• Nunca colocar alimentos quentes no frigorífico, abrir a porta o menos possível e fechar rapidamente;
• Ligar os equipamentos audiovisuais a uma tomada múltipla com botão de ligar e desligar, desligando assim todos os aparelhos. Não deixar os equipamentos audiovisuais em modo de espera;
• Preferir cores claras nas paredes e no teto.
• Não deixar luzes acesas em divisões que não estão a ser utilizadas, mantendo limpas, as lâmpadas e respetivas proteções ou ornamentos;
• Manter na habitação uma temperatura de 20º C, suficiente para obter conforto. Nos quartos, a temperatura pode variar entre os 15 e 17º C;
• Ligar o aquecimento só após ter arejado a casa e fechadas as janelas;
• Evitar a degradação dos aparelhos, procedendo á sua manutenção;

GAM – GABINETE DE APOIO AO MUNICIPE
CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
Rua Miguel Bombarda - Paços do Concelho
2830-355 Barreiro
Telefones: 21 206 8052. Fax: 21 206 8001
E-mail: ciac@cm-barreiro.pt

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze