Roteiro do Barreiro

Dsc 8387 1 750 2500
01 Fevereiro 2016

Visitas a coletividades, instituições e comércio local, no sentido de contactar com os agentes sociais, culturais e económicos da Freguesia do Barreiro, fizeram parte do programa do Roteiro do Barreiro, que decorreu entre 25 e 29 de janeiro. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, “foi uma semana muito positiva”. “Encontrámos um ambiente de grande simpatia, de respeito, de compreensão dos problemas e até de identificação com alguns aspetos da estratégia da CMB, embora ouvíssemos também críticas, chamadas de atenção e discordância”, referiu o Carlos Humberto de Carvalho, considerando que esta forma de participação e democracia é “crucial para gerirmos a Autarquia”.

Em conversa com a comunicação social, no dia 29 de janeiro, o Autarca recordou alguns projetos que, a curto prazo, deverão estar em curso na Freguesia do Barreiro e que, ao longo da semana do Roteiro, foram sendo apresentados pelos eleitos aos munícipes. Em termos de obras, Carlos Humberto de Carvalho referiu que, em breve, a Baía do Tejo deverá abrir concurso para a construção da Rua da União. Por outro lado, informou que já está adjudicada a empreitada de construção da rua entre a Praça Paz e Amizade (Rotunda do Malangatana) até ao Largo Alexandre Herculano. Está ainda em apreciação, para adjudicação, a requalificação do espaço público do Campo das Cordoarias.
Na zona ribeirinha, o Autarca recordou que a CMB vai adquirir a Quinta do Braamcamp, sendo que, em 2016, deverá ter início a limpeza desta zona, da área do moinho de maré grande (seguida, posteriormente, da consolidação das comportas) e dos moinhos de vento. No final de 2016 ou início de 2017, deverá proceder-se ao início do processo de reconstrução do moinho de maré pequeno na Rua Miguel Pais.
Em termos de requalificação de arruamentos, o Autarca informou que, em 2016, será intervencionada a Rua Almirante Reis, não apenas em termos de repavimentação, como também no que respeita a passeios, estacionamento, águas e saneamento e iluminação.
No âmbito do Plano de Repavimentações de 2016, que implicará um investimento de cerca de 400 mil euros, está prevista a requalificação de algumas ruas da Freguesia.
Carlos Humberto de Carvalho falou ainda de três iniciativas que, em 2016, vão animar a Freguesia do Barreiro, nomeadamente as Festas do Barreiro (de 12 a 21 de agosto), o Festival Encontros (de 6 a 8 de maio) e o Festival da Liberdade (a 10 e 11 de junho, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal).
Ainda na conversa com a Comunicação Social, Ana Porfírio, Presidente da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio, referiu que “foi gratificante ver, nas Opções Participadas, realizadas no ‘coração’ do Barreiro velho, uma grande participação e diversidade de assuntos expostos pela população”. “Esta participação e cidadania servem-nos como instrumentos de trabalho”, referiu Ana Porfírio.

Recorde-se que eleitos da Câmara Municipal do Barreiro e da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio visitaram, durante o Roteiro alguns estabelecimentos comerciais, no sentido de conversar com os comerciantes, conhecer as suas expetativas e dificuldades, e conversaram com responsáveis de diversas instituições da Freguesia, designadamente a Associação de Fuzileiros, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a PSP, os Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, a Associação Vem Vencer, a Associação dos Proprietários do Barreiro e os Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro. Aspetos relacionados com o desenvolvimento do Barreiro e a recuperação de determinadas áreas, nomeadamente da zona ribeirinha, foram temas de conversa com as instituições.
Também no âmbito do Roteiro, os eleitos reuniram com responsáveis do Movimento Associativo da Freguesia. Neste encontro foram abordadas as atividades e projetos das coletividades e as perspetivas de desenvolvimento do Concelho do Barreiro.

imagemimagem

Outra das iniciativas foi a reunião com os concessionários do Mercado Municipal 1º de Maio onde foram discutidas ideias para, em conjunto, dinamizar aquele espaço.

imagem

Nas Opções Participadas com a população, a 28 de janeiro, os munícipes tiveram a oportunidade de colocar questões, apresentar criticas e sugestões ao Executivo Municipal e da União das Freguesias. Foi também uma ocasião para transmitir à população alguns projetos em curso ou previstos na Freguesia, nomeadamente em termos de requalificação da zona ribeirinha, entre outros assuntos.

imagem