Roteiro do Barreiro

Dsc 8151 1 750 2500
27 Janeiro 2016

Visitas a coletividades, instituições e comércio local, no sentido de contactar com os agentes sociais, culturais e económicos da Freguesia do Barreiro fazem parte do programa do Roteiro do Barreiro, a decorrer desde o dia 25 de janeiro. As iniciativas prolongam-se até dia 29 de janeiro.

No primeiro dia, 25 de janeiro, eleitos da Câmara Municipal do Barreiro e da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio visitaram vários estabelecimentos comerciais no sentido de conversar com os comerciantes, conhecer as suas expetativas e dificuldades. No mesmo dia, a comitiva visitou, ainda, a Associação de Fuzileiros e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário onde abordaram, com os responsáveis, aspetos relacionados com o desenvolvimento do Barreiro e a recuperação de determinadas áreas, nomeadamente da zona ribeirinha.

imagemimagemimagem
Ontem, dia 26 de janeiro, os eleitos reuniram com responsáveis do Movimento Associativo da Freguesia. Neste encontro foram abordadas as atividades e projetos das coletividades e as perspetivas de desenvolvimento do Concelho do Barreiro. O Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, falou sobre as medidas em curso com vista à requalificação da zona ribeirinha do Concelho, numa primeira fase, centrando-se na Freguesia do Barreiro. A recuperação de moinhos de maré e de vento é outro dos objetivos da autarquia, que, em parte, será colocado em prática com recurso a fundos comunitários. Outras obras, nomeadamente a criação e a requalificação de arruamentos, foi outro dos temas de conversa com os responsáveis das coletividades que receberam, com agrado, estas ‘notícias’, considerando uma aposta no bem-estar da população barreirense.
A revisão efetuada dos critérios de apoio ao Movimento Associativo, a reativação do Conselho Municipal do Associativismo, a isenção de IMI às coletividades foram alguns dos assuntos abordados na reunião pela Vereadora Regina Janeiro. A Autarca convidou, ainda, os presentes a apresentar projeto para a ação de voluntariado urbano “Dia B” (a 13 e 14 de maio) e para assistirem à 3ª edição da Taça Cidade do Barreiro (no dia 6 de fevereiro).
No final da reunião, a CMB e a União das Freguesias disponibilizaram-se para apoiar, na medida das possibilidades, o Movimento Associativo e manter esta relação de proximidade e cooperação.

Consulte AQUI o programa do Roteiro do Barreiro