Visita ao Alto do Seixalinho

Dsc 6312 1 750 2500
17 Dezembro 2015

Obras concluídas, em curso ou previstas em vários locais do Alto do Seixalinho foram o principal tema da visita à Freguesia, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), no âmbito do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação.

Eleitos da CMB e da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena (UFASSAV) iniciaram a visita na Rua Fernão de Magalhães onde foi requalificado, pela UFASSAV, um logradouro e construída uma zona de passeio.

imagem

De seguida, a comitiva foi ao Bairro Alfredo da Silva, que foi alvo de requalificação do espaço público e infraestruturas em 2015. Esta segunda fase de requalificação do Bairro implicou um investimento da CMB de cerca de 180 mil euros e incluiu a substituição da rede de águas e saneamento, o pavimento, plantações, iluminação pública, entre outros aspetos.

imagem

No Bairro Novo da CUF está prevista a requalificação dos Blocos Soure e Canas de Senhorim, numa primeira fase com remodelação de infraestruturas, iluminação e estacionamento e, posteriormente, no arranjo paisagístico.
No Bairro Alves Redol, foram recuperados, pela UFASSAV, alguns bancos e zonas verdes. A CMB está a intervir no edificado de habitação social, estando previsto, para 2016, a continuação deste trabalho de reabilitação dos fogos, nomeadamente no que respeita a coberturas, janelas e portas. De salientar que, nesta zona, prevê-se, para 2016, a implementação de dois projetos na área social – CLDS 3G e Escolhas – após a aprovação formal das candidaturas. Refira-se ainda que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, da CMB, prevê, no âmbito da candidatura ao Plano de Ação Integrado para Comunidades Desfavorecidas, a requalificação urbana, até 2020, da zona desde o Bairro Alves Redol até ao Largo 3 de Maio.

imagem

Na zona em frente ao Hospital do Barreiro, está prevista a construção de um espaço comercial que permitirá a libertação da parcela de cedência para um Centro de Saúde, o arranjo do espaço público circundante e a construção de duas rotundas na Avenida do Bocage: uma no cruzamento com Avenida Movimento das Forças Armadas e outra no cruzamento com a Rua Almeida Garrett.

imagem

No planalto dos Casquilhos foram efetuados diversos arranjos dos espaços verdes por parte da UFASSAV, em articulação com a Câmara Municipal.
Por último, a comitiva visitou a Quinta da Amoreira. Para esta zona está a ser estudado um Plano de Pormenor, de modo a permitir que uma parte passe a domínio público e, assim, estruturar a rede viária e o espaço público, possibilitando, por exemplo, a construção de uma via de acesso desde a Rua Gonçalves Zarco até à Avenida de Santa Maria