Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

OPÇÕES PARTICIPADAS EM SANTO ANTÓNIO DA CHARNECA | EXECUTIVOS MUNICIPAL E DA FREGUESIA ESCLARECERAM POPULAÇÃO

30 Janeiro 2015

Em ambiente bastante participado decorreu a reunião das Opções Participadas ontem, dia 29 de janeiro, na União Desportiva da Vila Chã, inserida no Roteiro de Santo António da Charneca. Repavimentação de ruas, manutenção de árvores, pintura de passadeiras, ou a colocação de paragem de autocarro foram algumas das questões colocadas pelos munícipes.

Na mesa estiveram o Presidente do Município, Carlos Humberto de Carvalho, o Presidente da Junta de Freguesia, Vicente Figueira e os vereadores Sofia Martins, Sónia Lobo, Rui Lopo e Regina Janeiro.

Na ocasião, os munícipes apresentaram diversas situações nas Ruas do Alentejo e da Estremadura. Enquanto que na primeira existem árvores de grande porte a precisar de poda, a Rua da Estremadura necessita de ser repavimentada e passar a ter apenas um único sentido de circulação de trânsito.

Em resposta, a Vereadora Sofia Martins desafiou os moradores dos referidos locais para reunião, no sentido de serem encontradas “as melhores soluções”. Explicou que “cada caso é um caso e o vosso merece uma reflexão para se avaliar qual o tipo de intervenção”.
Quanto à necessidade de repavimentar a Rua Estremadura, Sofia Martins informou que existe no local “um dos coletores mais frágeis desta zona e muito sobrecarregado que precisa de uma solução”. Por essa razão, tem sido adiada a repavimentação. Contudo, esta rua está contemplada no plano de repavimentação para 2015. Acrescentou, ainda que a CMB “terminou o projeto da estação elevatória que irá resolver o problema da Vila Chã”.

Quanto à pintura das passadeiras na Vila Chã, outro dos temas abordados, Sofia Martins explicou as dificuldades do Município, ao nível da diminuição de recursos humanos, e prometeu que a questão não será esquecida.

Em relação ao Parque Infantil da Quinta da Graciosa, a Vereadora Sofia irá marcar uma visita para ver in loco as características do local, estando disponível para estudar uma solução.
Em relação às acessibilidades da Vila Chã, o Vereador Rui Lopo responsável pelo área do Planeamento, comprometeu-se a realizar um estudo de mobilidade da Vila Chã e “daqui a uns meses estaremos a discutir essa matéria”.
O cruzamento localizado no centro de Santo António e as dificuldades de trânsito no local foi outro dos assuntos abordados. Rui Lopo esclareceu que está programada, há muitos anos, no Plano Diretor Municipal (PDM), uma variante à estrada do IC21 para entrar em Cabeço Verde.




União Desportiva da Vila Chã com trabalho valorizado
A Vereadora Regina Janeiro recordou que quando assumiu a área do Associativismo no Município, há nove anos, a União Desportiva da Vila Chã foi uma das primeiras coletividades a apresentar muitas dificuldades, no entanto hoje “é de valorizar o imenso trabalho que tem feito em prol da freguesia”.

A difícil situação económica do Município foi referida pela Vereadora Regina Janeiro, recordando que a CMB tem hoje menos 90 operacionais, para dizer que é difícil garantir um serviço público de qualidade. Em relação à área da Educação, da qual tem responsabilidade, Regina Janeiro realçou o investimento feito pelo Município na Escola Básica do 1º Ciclo da Penalva, freguesia de Santo António da Charneca.

Nova Paragem de autocarro
Em relação às duas paragens derrubadas, recentemente, em virtude de acidentes rodoviários, Vicente Figueira esclareceu que a GNR tomou conta da ocorrência e garantiu que “se não chover na próxima semana teremos a paragem”.

O Presidente da Junta recordou os investimentos realizados na Vila Chã, nos últimos anos. “Nas ruas dos Pinheiros, Eucaliptos e Acácias, as caves das habitações ficavam inundadas há muitos anos e hoje esse problema está resolvido. Por outro lado, fizemos uma grande intervenção no cemitério da vila chã, no valor de milhares de euros.

Na Cidade Sol a conduta de abastecimento de água, anteriormente com ruturas constantes, teve resolução com o investimento da candidatura «Cidade Para Todos».

Reuniões importantes
Na opinião do Presidente da Câmara, Carlos Humberto de Carvalho, esta reunião foi “marcada por sugestão da Autarquia”. Assim, considera-as “importantes pois sem elas não teríamos esta relação humana com as pessoas. Porque achamos que se não ouvirmos os munícipes é impossível gerir um Concelho”.

Em relação à rede de água e saneamento do Concelho, o Presidente do Município informou que, dentro de pouco tempo, a CMB passará a tratar 98 % dos esgotos do Concelho. “O sistema está velhíssimo precisa de ser substituído, ao nível das águas e saneamento, mas hoje podemos dizer que conhecemos praticamente tudo”, referiu.
“Em relação à circulação rodoviária na Vila Chã, comprometemo-nos olhar para o sistema de funcionamento, no seu conjunto e daqui a cindo meses apresentaremos uma proposta para a circulação”, concluiu.

VISITA ÀS AUGIS



No âmbito do Roteiro de Santo António da Charneca, os executivos municipal e da Junta de Freguesia visitaram, ontem, dia 29 de janeiro, algumas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI).
A primeira a ser visitada foi a pequena AUGI 21 - Rua Gago Coutinho, que ainda não tem comissão organizada. Os eleitos falaram ontem com os proprietários para verem quais os possíveis caminhos a percorrer com vista à respetiva reconversão.
Os proprietários da AUGI 12.II - Quinta dos Carvalhos necessitam resolver o problema de atravessamento das condutas de saneamento em terrenos particulares. Desbloqueado este processo, a obra está pronta para avançar.
A AUGI 13.II - Rua da Machada já conseguiu autorização para atravessar, num terreno privado, as infraestruturas de saneamento. Os proprietários vão agora avançar com os projetos das obras de urbanização para concluir o processo de reconversão.
A comitiva visitou ainda a AUGI 14.I - Penalva Norte no sentido de analisar as condições para dinamizar o processo de reconversão, nomeadamente através da criação de uma comissão de proprietários.

O Programa prevê para hoje:

30 de janeiro, sexta-feira
14h00 – Visita ao Grupo Recreativo União Penalvense
15h00 – Visita à Escola Básica da Penalva
16h00 – Encontro com comunicação social no Grupo Recreativo União Penalvense

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze