NOVO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO EUROPEIA É CICLO DE INVESTIMENTO DOS CONCELHOS E NÃO DAS AUTARQUIAS | SESSÃO DE INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO “PORTUGAL 2020” | VEJA AQUI AS APRESENTAÇÕES DOS CONVIDADOS, ASSIM COMO DOCUMENTAÇÃO ÚTIL

20140630portugal202023145 1 750 2500
01 Julho 2014

O novo período de programação europeia “não é um ciclo de investimento das autarquias, é um ciclo de investimento dos municípios”, defendeu Sérgio Barroso, do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, na Sessão de Informação e Esclarecimento “Portugal 2020”, realizada na manhã de ontem, segunda-feira, 30 de junho, no Mercado Municipal 1º de Maio, no Barreiro. Ou seja, na sua opinião, as oportunidades no próximo quadro estarão disponíveis mais para os “atores/agentes” locais – comunidade, empresas – e menos para as autarquias.

Além de Sérgio Barroso, marcaram presença na sessão, Vítor Escária, do CIRIUS – Centro de Investigações Regionais e Urbanas / ISEG, Universidade de Lisboa, e Augusto Mateus & Associados, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, e, como moderadora, a Adjunta do Presidente e responsável pelo Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico e Estratégico da CMB, Márcia Calafate.

Todos os presentes foram unânimes em reconhecer a complexidade do processo e algumas indefinições, ainda, existentes no que se prende com o novo período de programação europeia.

Conforme afirmou a Adjunta do Presidente no lançamento da sessão, tratava-se de uma sessão útil “para nos prepararmos para o que aí vem”.

Cinco domínios os temáticos prioritários: 5+1

NOVO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO EUROPEIA É CICLO DE INVESTIMENTO DOS CONCELHOS E NÃO DAS AUTARQUIAS | SESSÃO DE INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO “PORTUGAL 2020”Na sua apresentação, “As Oportunidades para as Empresas no PORL 2014-20”, Vítor Escária apontou cinco “+1” domínios temáticos prioritários – “Turismo e Hospitalidade; Mobilidade e transportes; Meios criativos e Indústrias culturais; Investigação, Tecnologias e Serviços Saúde; Prospeção e valorização de recursos marinhos” e “+1”, “Serviços avançados às empresas”.

É mais importante ajudar as empresas a sobreviver que a nascer

“Algo que é crítico nestes momentos, é que, se vamos esperar para saber tudo, já passou”. “As coisas vão-se construindo”, alertou Sérgio Barroso sobre este novo ciclo, que considerou “desafiante face ao passado”.
O responsável do CEDRU, que apresentou “Inclusão Social e Emprego Desenvolvimento Local de Base Comunitária”, informou, ainda, que estratégia europeia é comum a todos os países da Europa. As metas de “Portugal 2020”, afirmou, passam por melhor e mais educação, aumentar o emprego, e combater a pobreza e desigualdades sociais.
Sérgio Barroso reforçou, ainda, que o “papel” da Câmara nesta matéria será de “catalisador”: ajudar a compreender, dinamizar o debate, mobilizar as pessoas para este novo quadro.

“Descobrir a gaveta que lhe é mais favorável”

NOVO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO EUROPEIA É CICLO DE INVESTIMENTO DOS CONCELHOS E NÃO DAS AUTARQUIAS | SESSÃO DE INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO “PORTUGAL 2020”O Presidente da CMB reforçou a necessidade do trabalho conjunto entre as várias entidades. Perante a complexidade das matérias, defendeu ser necessário “não desistir”, tendo em conta, até, o aumento de verbas disponíveis para a Península de Setúbal no Mapa de Auxílios Estatais, decorrente de, nesta área, explicou, o PIB per capita ser inferior à média.
Para Carlos Humberto de Carvalho, será, nesta altura, necessário “descobrir a gaveta que lhe é mais favorável [para obter apoio]”.

Na sessão, o Presidente informou, ainda, que há a intenção de apresentar um plano de ação para o Concelho do Barreiro, levando em linha de conta os pressupostos do novo período de programação.

Este evento inseriu-se na iniciativa “Barreiro em Desenvolvimento – Roteiro”, que decorreu durante o mês de junho e que ontem chegou ao fim

Veja AQUI as apresentações/resumos dos convidados, assim como documentação útil sobre a temática