ROTEIRO DAS EMPRESAS DA QUIMIPARQUE | CONHECER E DIALOGAR COM OS EMPRESÁRIOS

Roteiroempresas2 1 750 2500
23 Abril 2010

Com o objectivo de diversificar os instrumentos de participação e recolher contributos para a construção e desenvolvimento do Barreiro, a Câmara Municipal está a promover o Roteiro das Empresas do Parque Empresarial da Quimiparque. As visitas do Executivo Municipal às empresas do território tiveram lugar nos dias 19 e 22 de Abril, prolongando-se nos dias 26 (às pequenas empresas) e 30 de Abril (à Sovena).

Ambimed, Mestre Maco, Feira Nova, Nova AP – Amoníaco de Portugal, LBC Tanquipor, Atlanpor, Fisipe, entre outras empresas, foram já visitadas pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho e vereadores. Os Autarcas conversaram com os empresários acerca dos projectos, dificuldades e perspectivas de futuro das empresas, de modo a melhor conhecer a realidade do território.

Em muitos casos foram abordados os temas da Terceira Travessia do Tejo e do Plano de Urbanização da Quimiparque e as implicações que estes projectos têm no território e eventualmente nas próprias empresas. Segundo referiu o Presidente da CMB, num encontro com a comunicação social acerca do Roteiro das Empresas, que decorreu no dia 22 de Abril, a receptividade dos empresários relativamente “à estratégia de desenvolvimento que pretendemos tem sido boa e positiva”.

Nestes contactos, o Executivo Municipal tem salientado o objectivo de construção do Barreiro como uma terra de desenvolvimento económico e emprego, contando naturalmente com o território da Quimiparque e as empresas lá instaladas. “As bases para o futuro do Barreiro (industrial, portuário, logístico, tecnológico, de serviços e ferroviário) já têm o seu embrião neste território”, referiu aos jornalistas Carlos Humberto de Carvalho.

Outro dos temas abordados em alguns contactos com os empresários foi a importância da preservação do património industrial e, possivelmente, a sua utilização como arte urbana.