Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Conferência Final assinala término do Projeto LIFE Biodiscoveries

Depois1   copia 1 1024 2500
2020/09/28

O término do Projeto LIFE Biodiscoveries, que tem sido desenvolvido desde 2014 na Reserva Natural Local (RNL) do Sapal do Coina e da Mata da Machada, foi assinalado com uma Conferência Final, que contou com a participação de 19 projetos nacionais e internacionais em áreas como o controlo de invasoras, voluntariado ambiental e restauro de ecossistemas.

Na abertura dos trabalhos desta conferência online, que se realizou nos dias 23 de 24 de setembro, o Vereador Bruno Vitorino reforçou a importância que o projeto LIFE Biodiscoveries tem tido no controlo de acácias e chorão-da-praia, duas espécies invasoras que têm sido alvo de intervenção na Reserva Natural Local do Barreiro.

“Nestes 6 anos, já estiveram envolvidos nas ações do projeto cerca de 8800 voluntário, entre famílias, escolas, associações e empresas”, sublinha.

Bruno Vitorino referiu ainda a importância do impacto social deste projeto, através do envolvimento de reclusos em fim de pena, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Estabelecimento Prisional do Montijo, que integraram a equipa técnica, trabalhando no terreno. Verifica-se assim que "é possível associar a componente social a projetos de natureza", referiu o Vereador.

Ao longo de dois dias, oradores portugueses e estrangeiros apresentaram trabalhos em áreas como o controlo de invasoras, voluntariado ambiental e restauro de ecossistemas. Neste momento de partilha, percebeu-se que muito se tem feito, mas muito há ainda por fazer no que respeita a conservação da natureza e restauro ecológico. Trata-se de um trabalho moroso e com resultados lentos, no entanto com um grande impacto ecológico, a longo prazo.

Tal como todos os projetos ambientais, o desafio coloca-se na sua continuidade, mesmo sem financiamento, integrados nos modelos de gestão territoriais. Em relação ao LIFE Biodiscoveries, o Vereador Bruno Vitorino pretende manter o trabalho que tem sido feito até aqui na RNL, continuando a envolver a população na preservação desta área protegida do concelho do Barreiro.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze