ATUALIZAÇÃO | Prolongamento da situação de alerta até às 23h59 de 9 de agosto | Risco máximo/elevado de incêndio

Logo  002  1 1024 2500
2020/08/07

Situação Meteorológica

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, salienta-se a continuação de tempo quente e seco com fraca recuperação noturna no interior:

6ªfeira, 07AGO

• HRA inferior a 30% a chegar ao litoral no distrito de Setúbal, sendo inferior a 20% no interior Norte e Centro. Fraca recuperação noturna no interior Norte e Centro, com inversões térmicas nas terras altas, e no interior do Alentejo e Algarve.
  • Vento do quadrante Oeste (<30 Km/h), predominando do quadrante Sul no Algarve e no interior, soprando até 40 Km/h na faixa costeira a sul do cabo Raso e nas terras altas do Algarve.
  • Atmosfera propícia à introdução de comportamento errático em incêndios em especial no interior Norte e Centro e Alto Alentejo, não sendo de excluir as terras altas do Algarve.

Sábado, 08AGO

• HRA inferior a 30% a chegar ao litoral no distrito de Setúbal, e inferiores a 20% no interior Norte e Centro incluindo o Alto Alentejo. Fraca recuperação noturna no interior, em particular nas terras altas, e no Algarve.
  • Vento a predominar quadrante Oeste a intensificar a partir da tarde no litoral Oeste (até 35 km/h).
  • Descida da temperatura máxima, mantendo valores acima de 35ºC no interior.

Domingo, 09AGO

• HRA inferior a 30% a chegar ao litoral no distrito de Setúbal, e inferiores a 20% no interior Norte e Centro incluindo o Alto Alentejo. Fraca recuperação noturna no interior, em particular nas terras altas.
  • Vento a predominar quadrante Oeste a intensificar a partir da tarde no litoral Oeste (até 40 km/h) a sul do cabo Raso e nas terras altas.

Efeitos Expectáveis

Prevê-se que o risco de incêndio se mantenha nos níveis máximo/muito elevado nas regiões do interior Norte e Centro e com a manutenção de índices elevados no resto de Portugal Continental, existindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Medidas de Autoproteção

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que no âmbito da renovação da declaração da situação de alerta que vigorará até às 23h59 de 9 de Agosto 2020, para todos os distritos de Portugal Continental, determina-se a adoção das seguintes medidas, de caráter excecional:

• Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados à alimentação de animais e a situações de combate a incêndios rurais;
  • Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a mororroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
  • Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA.

Em caso de Incêndio ligue 112

Consulte a renovação da Declaração de alerta do Ministério da Administração Interna 08_09 Agosto