Conselho Local de Ação Social do Barreiro reúne parceiros na Biblioteca Municipal

Clasb 1 1 1024 2500
2020/07/27

Após a pior fase pandémica do COVID – 19, os parceiros do Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB) voltaram a reunir-se no dia 23 de julho, na Biblioteca Municipal do Barreiro.
A 49ª reunião possibilitou a oportunidade para o Município do Barreiro e para as instituições trocarem experiências resultantes das diversas respostas sociais realizadas, com espírito de entrega, numa conjuntura atípica.
A mesa de oradores juntou a Vereadora Sara Ferreira, com responsabilidade nas áreas de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, Natividade Coelho (Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal) e Paula Galrito (Chefe Divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação).
A reflexão da parceria sobre a situação social do Concelho, o ponto de situação sobre ações desenvolvidas e/ou em curso e os Desafios para o próximo futuro, no contexto da pandemia COVD 19, foi um dos pontos centrais da ordem de trabalhos.
Sara Ferreira fez um balanço da estratégia realizada pelo Município, de março até aos dias de hoje. “Intervimos em todas as frentes e dedicámos especial atenção aos seniores. Ainda há carências, por isso deveremos refletir sobre as necessidades e sugestões para, assim, resolver e atenuar todos os problemas”.
A autarca recordou as medidas implementadas pelo Município, como por exemplo a isenção do pagamento de rendas das casas municipais, de março a setembro; as 125 refeições diárias servidas aos alunos dos escalões A e B até ao início do próximo ano letivo; a doação de cinco ventiladores ao Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM); a criação das linhas telefónicas de Apoio Social e Psicológico; o apoio aos sem abrigos, em articulação com a Segurança Social; a distribuição de equipamento de proteção individual às IPSS e a sete lares privados do Concelho que prestam apoio domiciliário no Barreiro e a todas as Unidades de Saúde Familiar, à PSP, GNR, Bombeiros e ao CHBM; o alargamento da data limite de pagamento até 30 de junho, da fatura da água, referente aos meses de março, abril, maio e junho (até aos dia 10), entre muitas outras ações sociais.
Destacou, ainda, a bolsa de voluntários criada em tempo recorde, com a participação de 120 pessoas que deram o seu contributo na costura de máscaras de proteção individual, bem como os projetos “Barreiro Educa +” o “Barreiro + Ativo” e “#2830vivemcasa”, com a colaboração dos técnicos das áreas da Educação, Desporto e Cultura.
Outro projeto salientado por Sara Ferreira foi o “Barreiro + Solidário”, que está para ser implementado brevemente. Em colaboração com a Casa dos Rapazes, serão atribuídos bens alimentares e produtos de primeira necessidade.
No futuro, serão mantidas as linhas de apoio e serão implementados os balcões Idade +.
Agradeceu o empenho de todos os funcionários da Autarquia, em especial aos que estiveram consigo no terreno, os técnicos das áreas do desporto, da cultura e da intervenção social.
Durante a reunião, diversos parceiros elogiaram o trabalho realizado pelo Município do Barreiro e pelos seus próprios colaboradores. Manifestaram, ainda, a necessidade de terem acesso a indicadores sociais do Concelho, nas mais diversas áreas para melhor adequarem a sua prestação social. Em resposta, Natividade Coelho referiu, entre outros indicadores sociais, o aumento do número de desempregados de 39% (de fevereiro até hoje), enquanto que em relação ao Rendimento Social de Inserção, estão registados 2.400 beneficiários (+3,9 % de fevereiro até junho).
Ao nível do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), este poderá chegar à distribuição de alimentos a cerca de 1.000 pessoas no Concelho, no mês de agosto.
Dirigindo-se aos parceiros, a Diretora salientou que o Concelho do Barreiro é “um território preocupante porque os números são altos e temos de aprender com o trabalho entre todos, numa lógica de articulação”.
Elogiou o trabalho do Município do Barreiro, nomeadamente da Comissão Municipal de Proteção Civil do Barreiro, bem como as demais do distrito de Setúbal.

“ReComeçar” dá oportunidade aos sem abrigo
O Projeto Social de Apartamentos Partilhados para Pessoas em Situação de Sem Abrigo – “ReComeçar” foi apresentado aos parceiros, pela representante da Associação NÓS, Paula Encarnação. Inclui três apartamentos para alojamento temporário para 11 pessoas, por um período que poderá ir de 6 a 12 meses. Uma equipa constituída por um técnico superior na área das Ciências Sociais e Humanas e um ajudante de ação direta farão um trabalho de capacitação, responsabilização, valorização e autonomização das pessoas.
Em relação a esta projeto, a Vereadora regozijou-se pela rápida resposta social do NPISA do Barreiro e, em particular, da NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente. Sublinhou, ainda, que este Projeto representa um desafio para o concelho, que vem complementar e potenciar a intervenção que se prevê realizar também com a candidatura apresentada pela Autarquia ao Portugal 2020 – “Inserção de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, em parceria com a Cooperativa Rumo, recentemente aprovada, e que, para além de outras ações, contempla a criação de um projeto Piloto de Housing First.
Recorde-se que o Município do Barreiro assinou um Protocolo para a implementação do NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo no Concelho, a 8 de fevereiro de 2019, para combater um flagelo da sociedade.
Refira-se que nesta 49º reunião, foi ratificada a adesão ao CLASB da IDSET – Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento. Esta é uma entidade prestadora de apoio técnico, no âmbito das medidas de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego.

clasb_2