Risco de incêndio ELEVADO para os próximos três dias | SERVIÇO MUNICIPAL de PROTEÇÃO CIVIL | Aviso

Logotipo protecao civil 1 1024 2500
2020/07/24

O SERVIÇO MUNICIPAL de PROTEÇÃO CIVIL emitiu hoje, sexta-feira, 24 de julho, um AVISO À POPULAÇÃO de Perigo Meteorológico de Incêndio, com risco no Município no nível ELEVADO para os próximos três dias.

«AVISO À POPULAÇÃO

24JUL2020

Perigo Meteorológico de Incêndio
Situação Meteorológica
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 48 horas, salienta-se a continuação do tempo quente e seco:

• Humidade relativa do ar (HRA) baixa, entre 15 e 35% durante a tarde de hoje, exceto na faixa costeira ocidental, e inferior a 20% no interior durante a tarde de amanhã e de domingo. Fraca recuperação noturna (noite seca) no interior Norte e Centro e no sotavento algarvio na noite de 24 para 25 e no interior Centro e Sul e no Algarve na noite de 25 para 26.
  • Vento do quadrante norte, por vezes forte (até 40 km/h) de noroeste na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir da tarde de hoje, com rajadas até 65 km/h, podendo exceder 70 km/h nas serras de Sintra, Montejunto e Monchique, a persistir durante a noite.
  • Temperatura máxima a aumentar gradualmente até segunda-feira, com valores acima de 33ºC no interior e no Algarve, que podem exceder os 38ºC no interior Centro e do Alentejo. Noites quentes, acima de 20ºC em alguns pontos do interior (em especial no distrito de Castelo Branco e Portalegre) e no sotavento algarvio.
  • Condições atmosféricas para situação de comportamento errático dos incêndios.
Risco de incêndio no Município no nível ELEVADO para os próximos 3 dias.

Efeitos Expectáveis
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

• Tempo quente e seco permitindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Medidas de Autoproteção

O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO, de 01 de julho a 30 setembro é PROIBIDO:

• Fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO.
  • Fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO.
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados,
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
  • Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA.

Em caso de Incêndio ligue 112»

Veja AQUI o AVISO