Barreiro assina protocolo para funcionamento de Equipas de Intervenção Permanentes de Iniciativa Municipal

2020/07/08

Assinatura entre CMB e Associações de Bombeiros do concelho

Foram assinados no dia 6 de julho, entre a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e as duas Associações de Bombeiros Voluntários do concelho – Corpo de Salvação Pública e Sul e Sueste, os protocolos de atribuição de subsídio para o funcionamento das Equipas de Intervenção Permanentes (EIP) de Iniciativa Municipal.
Para Frederico Rosa, Presidente da CMB, “estes protocolos marcam um reforço significativo naquilo que é a atuação dos nossos corpos de Bombeiros no concelho”. Segundo elogiou, “estas assinaturas revestem-se de um grande significado para o Barreiro, não só pelos tempos de pandemia que vivemos, mas por aquilo que tem de ser a prestação de socorro no concelho. Esta duplicação das EIP permite que o socorro, a partir de agora, esteja garantido 24 horas por dia, com equipas profissionais”.
Um processo, que segundo recordou, teve início, com a reformulação do Serviço Municipal de Proteção Civil, através da duplicação do quadro de pessoal e da aquisição de novas viaturas e com o reforço de verbas e novas equipas de intervenção permanente. “Quando chegámos havia uma EIP, devidamente protocolada com o Estado e uma EIP de iniciativa municipal. E hoje o que é facto, é que temos quatro equipas, duas nos corpos de Bombeiros, devidamente protocoladas com a entidade máxima, e duas protocoladas com a autarquia, o que é uma mais valia para os barreirenses. Isto garante-nos um maior descanso naquilo que é a prestação do socorro e/ou a prestação de serviços pré-hospitalar”, realçou o edil.
Um Protocolo importante para o autarca, uma vez que constitui “uma aposta e uma convicção no caminho que estamos a fazer no socorro a todos os Barreirenses. É um passo fundamental que agora se deu, para que o concelho fique ainda mais reforçado na sua capacidade de atuação”.