Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Nova Avenida da Liberdade em curso | Concurso público lançado | Mais de 2 milhões de investimento no Barreiro

Rotunda terminal 1  1 1024 2500
2020/07/02

A Câmara Municipal aprovou em reunião de Câmara, a abertura de um concurso público para a reformulação da mobilidade e espaço público na Avenida da Liberdade, na Verderena, junto ao terminal rodo-ferro-fluvial do Barreiro.

Na prática o Município prepara-se para construir uma rotunda no principal acesso à estação dos barcos, como forma de tornar o tráfego mais fluído por oposição ao atual conjunto de vias e semaforização existente. Junto com esta obra avança também a construção de uma rede ciclável e pedonal que dará continuidade à ligação já existente no Polis, promovendo uma maior conetividade.

Segundo explicou Rui Braga, Vereador responsável pelas obras municipais, “o projeto está pronto para ir a concurso com um valor superior a 2 milhões euros”, cujo apoio da verba de financiamento afeta ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável é de 950 mil euros.

O autarca classifica este projeto de reformulação da via pública como “uma obra que terá um enorme impacto na qualidade de vida dos barreirenses” a vários níveis: “com a retirada dos semáforos, a CMB soluciona os constrangimentos diários de tráfego existentes para as pessoas que se deslocam para o terminal dos barcos. Consegue melhorar os tempos das carreiras que ali chegam, quer na saída, quer na entrada dos Transportes Colectivos do Barreiro, privilegiando e incentivando o uso do transporte público face ao transporte individual, o que tem efeitos imediatos na qualidade ambiental por se emitir menos carbono para a atmosfera”, defendeu.

“É mais um passo para o melhoramento da mobilidade automobilística no Barreiro, em conjunto com as outras rotundas que temos estado a efetivar. Este é mais um nó que desatamos em que melhoramos em muito a mobilidade dos automóveis na nossa cidade”, acrescentou.

A construção de ciclovias e o alargamento de passeios também são valências que se traduzem num aumento de qualidade de vida dos munícipes, por incentivar o uso da utilização do modo de transporte suave, como a bicicleta, e acima de tudo, por privilegiar o uso pedonal. Mais uma vez o Vereador realça o enquadramento “desta obra que está em linha com aquilo que tem sido a estratégia do Município nas reformulações efetuadas em avenidas como o caso da Avenida dos Fuzileiros Navais, na freguesia de Santo André, por exemplo”.

Os arranjos exteriores e a iluminação pública vão embelezar ainda mais uma das mais emblemáticas e movimentadas avenidas da cidade.

Projeto rotunda Terminal

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze