Corredor verde avança entre centro da cidade e o Moinho Pequeno | Obras já em curso no combate a alterações climáticas

Corredor substituir foto projeto pag 09 1 1024 2500
2020/06/29

Na sequência da aprovação do Município do Barreiro à candidatura do Fundo Ambiental - “Adaptação às Alterações Climáticas - Recursos Hídricos”, cujo enquadramento visa financiar projetos relacionados com a adaptação às alterações climáticas, na defesa de um desenvolvimento sustentável, no apoio a políticas ambientais, a CMB já avançou com obras no centro do Barreiro.

“Uma candidatura atribuída por mérito”, segundo elogiou o Vereador da CMB, Rui Braga, que “agradeceu o empenho e dedicação de todos os técnicos da Autarquia envolvidos no projeto apresentado”, que visa trazer mais qualidade de vida aos barreirenses com a requalificação dos troços compreendidos entre o Parque Catarina Eufémia e o Moinho Pequeno, e que fez com que o Barreiro conseguisse um 2.º lugar, num conjunto de 11 municípios que viram as suas candidaturas aprovadas, num total de 31 projetos concorrentes ao Fundo Ambiental, em 2018.
Com as alterações climáticas cada vez na ordem do dia a representar uma “emergência sem precedentes”, segundo a Organização Mundial de Saúde, importa cada vez mais limitar o aquecimento global e reduzir as emissões de dióxido de carbono. O projeto do Barreiro escolheu intervir na área “da redução das ondas de calor que se formam na cidade”, apresentando para isso soluções de combate a esse efeito através da plantação de mais árvores, sombreamento, construção de corredores de ventilação e ordenação de estacionamento, requalificando o eixo urbano do centro do Barreiro.
Na opinião do autarca, “não só aproveitamos para combater as ondas de calor estando em linha com aquilo que são as diretrizes europeias ambientais e também requalificamos, em simultâneo, um dos eixos principais do centro da cidade, atingindo outro nível de qualidade de vida”, concluiu.

Conheça os condicionalismos de trânsito nos troços que estão a ser alvo de intervenção:

A Avenida Henrique Galvão, desde março contempla apenas um sentido de trânsito, o que trouxe mais estacionamento para esta zona critica da cidade nesse aspeto.

Aqui há obra - EP2.00_00_43_24.Still004

A Rua Instituto dos Ferroviários do Sul e Sueste, está condicionada ao trânsito desde 18 de maio e foram temporariamente anulados os lugares de estacionamento existentes. A circulação de veículos está garantida e estão contemplados lugares de cargas e descargas.

1

A Rua General Norton de Matos está interdita ao trânsito, no acesso à Rua Miguel Pais, desde 25 de maio.

_MG_5032