Milhares de barreirenses aplaudiram Soldados da Paz

Desfilebombeiros2 1 1024 2500
2020/06/21

Dia Municipal do Bombeiro comemorado com desfile de meios motorizados

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB), conjuntamente com as duas Corporações de Bombeiros do concelho - Bombeiros Voluntários do Barreiro, Corpo de Salvação Pública e Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, comemoraram a 13 de junho, o Dia Municipal do Bombeiro.
As habituais comemorações tiveram alterações significativas, este ano, face às restrições impostas pela pandemia de COVID – 19, motivo pelo qual se optou apenas pelo desfile de viaturas, por todas as freguesias do concelho, antecedido de um “restrito” hastear solene das Bandeiras em cada Corporação, acompanhado dos respetivos Presidentes das Corporações e Comandantes, Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, Presidente da CMB, Frederico Rosa, Presidente da União das Freguesias Barreiro Lavradio, Gabriela Guerreiro e por uma representante da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Andreia Boia.
O desfile motorizado das forças passou por todas as freguesias, entre as 10h30 e as 12h30. Foram momentos de homenagem e de agradecimento especial aos Soldados da Paz do Barreiro, com milhares de barreirenses a aplaudir nas ruas e nas janelas, aquando da passagem das viaturas.
Satisfeito, no final do desfile, o Presidente da CMB, salientou as diferenças deste Dia Municipal do Bombeiro. “Foi um dia diferente desde logo porque não podíamos ter ajuntamentos, não podíamos ter a festa normal, mas o que é facto é que substituímos a festa tradicional por um desfile de norte a sul do concelho, que veio bater palmas aos bombeiros de forma merecida. Não deixámos de marcar este dia num ambiente extraordinário, porque não vivemos tempos normais. Vivemos tempos de pandemia onde os bombeiros têm dado uma resposta extremamente positiva e extraordinariamente necessária à população. Neste desfile tiveram o reconhecimento devido pela população pelo papel que desempenham, não só agora, mas durante todo o ano”, defendeu.
O Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro deixou por sua vez palavras de apreço aos nossos Soldados da Paz. “Constatámos a enorme simpatia e afeto que os barreirenses demonstraram ao longo de todo o percurso que fizemos, o que revela que estes homens e mulheres tem um merecido reconhecimento por aquilo que fazem durante o ano todo e a CMB faz muito bem em assinalar este dia, porque são profissionais que merecem por tudo o que nos dão e importa assinalar o nosso carinho por eles. Não é por acaso que os bombeiros são das classes mais respeitadas em Portugal. Gostava de assinalar esta cerimónia feita pela autarquia a reconhecer quem merece ser reconhecido”, elogiou.