Aparência da água da torneira é pontual, passageira e não afeta a sua qualidade | Esclarecimento

Agua 1 1024 2500
2020/05/16

Esclarecimento sobre a cor e aspeto visual da água para consumo

A Câmara Municipal do Barreiro informa que devido a várias intervenções não programadas na rede de abastecimento de água, na Rua Miguel Bombarda e envolvente, no âmbito das obras de construção que estão a decorrer no antigo campo do Luso, têm ocorrido vários constrangimentos e perturbações no normal fornecimento de água para consumo humano, devido à ocorrência de várias roturas na rede, nesta zona de abastecimento, em que se englobam as freguesias do Barreiro, Alto de Seixalinho (zona baixa) e Verderena.
Estas anomalias provocaram a entrada de areias nas condutas, que apesar das purgas e limpezas executadas, acabaram por se alojar nas redes prediais. Esta situação faz com que os níveis de turvação na água alterem a coloração da mesma e o seu aspeto visual.
Pode também ocorrer em alguns casos devido ao mesmo motivo o aparecimento de uma cor esbranquiçada na água da torneira, a qual se deve à existência de ar dissolvido na água, com a formação de pequenas bolhas, que é originada, principalmente, por oscilações de pressão nas condutas.
Esta aparência é pontual e passageira, e não afeta a qualidade da água. Se deixar a água repousar por alguns instantes num copo ou jarro transparente, verá como a água volta a ficar límpida.
Importa por isso referir que esta situação nada coloca em causa a excelente qualidade da água para consumo humano fornecida por esta entidade e não tem qualquer problema de saúde pública.
Relembramos que os serviços responsáveis mantêm um residual de cloro na rede no limite máximo, recomendado também, pela Organização Mundial de Saúde, devido à situação de pandemia que vivemos e que tem como finalidade evitar contaminações da água ao longo da rede de distribuição até às torneiras dos consumidores.

A Câmara Municipal agradece a compreensão dos consumidores e garante que está a trabalhar para retomar o normal funcionamento do serviço.

No caso de necessitar de qualquer esclarecimento adicional, deve contactar os nossos serviços: Departamento de Águas e Higiene Urbana, Tel. 21 206 8574, ou 21 206 8000.