Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Consumo sustentável – Consumo responsável Curiosidades

Ciac final 1 1024 2500
2020/05/08

Existem pequenos comportamentos que fazem parte do nosso quotidiano e nem os questionamos. Alguns podem afetar a nossa saúde, dos nossos animais de companhia e o meio ambiente.

O CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, na sua informação “Consumo sustentável - Consumo responsável” vai mencionar em Curiosidades, 17 comportamentos mais frequentes, que muitos de nós, nos podemos neles rever.
Nesta primeira parte de “Curiosidades”, mencionamos cinco desses comportamentos:

1. A partilha de auriculares – Não o faça
Este gesto é mais prejudicial do que imaginamos. Cada pessoa tem uma flora bacteriana na cera dos ouvidos que convive com ela em perfeito equilíbrio e que possui uma função anti-sética que a protege de possíveis infeções. Quando partilhamos os auriculares, estamos a partilhar cera, isto é, as baterias, correndo o risco de quebrar o equilíbrio tanto em nós, como na outra pessoa. Caso os empreste, desinfete-os antes e também se os pedir emprestados.

2. Uso do secador de mãos nos WC públicos – Evite-os
Estes aparelhos absorvem os germes que estão no ar, guardando-os e expulsando-os, quando o ativamos. Algumas destas baterias podem provocar infeções.
Use toalhitas de papel.

3. Deitar medicamentos pela sanita – Não o faça
Ao deitar os medicamentos através da sanita, está a contaminar mares e rios, prejudicando o meio ambiente e por em risco os animais que nele vivem.
Se quer livrar-se dos medicamentos que já não são necessários ou que estejam fora do prazo de validade, deposite-os na sua farmácia. Ela recebe-os, enviando-os para um fim adequado e seguro para todos.

4. Deixar comida para o cão todo o dia – Cuidado
Trabalhar e ter uma vida muito ocupada, não deve ser a desculpa para deixar uma taça cheia de comida para o cão.
O animal pode ter a capacidade de regular a quantidade de alimentos que come ao longo do dia e respetivos horários, mas pode produzir-se o efeito contrário, isto é, o cão sentir-se atraído pela quantidade de alimentos. Ao ingerir em excesso, acaba por ficar obeso, trazendo-lhe graves complicações de saúde.

5. Pôr detergente a mais na roupa – Não o faça
Muitas pessoas pensam que quanto mais detergente usarem, mais limpa fica a roupa. Nada mais errado. O excesso cria uma espuma que faz com que elementos, como areias e pelos, fiquem sobre o nível da água impedindo a limpeza eficaz da roupa. Para além disso, piora o odor da máquina de lavar, porque alimenta o mofo que cresce no interior das tubagens.
Use a dose recomendada pelo fabricante.

SEJA UM CONSUMIDOR INFORMADO.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze