Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Consumo Sustentável – Consumo Responsável | Cuidar da Saúde - Cuidar do Planeta

Imagem 1 1024 2500
2020/04/07

É vital fazermos um uso mais racional da energia que consumimos e adotarmos um estilo de vida mais responsável, para o bem de todos.
Coisas, como beatas de cigarros, pastilhas elásticas, meias de nylon, fraldas descartáveis, descartamos com muita facilidade e de forma muito pouco consciente. Talvez porque não sabemos que um jornal leva cerca de seis semanas a decompor-se; as beatas de cigarro, guardanapos de papel e fósforos, levam dois anos; as cascas de fruta, levam três meses; as pastilhas elásticas, cinco anos; o nylon pode levar até 40 anos; as pilhas, para além de contaminarem, levam entre 100 a 500 anos a decomporem-se; as fraldas descartáveis e garrafas de plástico, 450 anos. As latas de refrigerante, por exemplo, levam a decompor-se entre 80 a 200 anos. Mas o campeão é o vidro. Uma garrafa de vidro leva 1 milhão de anos.

Se lermos as estatísticas e estivermos atentos às noticias fidedignas, verificamos que mais de 80% das águas residuais não são tratadas, antes de serem lançadas nos rios.
Que com a subida das águas do mar várias ilhas do arquipélago da Indonésia desapareceram.
Segundo a área cientifica, os furacões e tufões têm-se tornado mais fortes e duradouros, nos últimos anos. Tais alterações parecem estar fortemente relacionadas com o aumento da temperatura da água do mar.
A nossa decisão no que consumimos influenciar o ambiente. Se usar sacos de papel, saiba que é necessária uma árvore com cerca de 20 anos para produzir 700 sacos de papel. NECESSITA DELES?
Se pressionar o autoclismo menos 1 vez por dia, poupa cerca de 15 litros de água, que equivale ao gasto diário de uma pessoa em África.
Se adquirir embalagens mais leves e ecológicas, está a contribuir para que se poupe cerca de 180 toneladas de plástico por ano.
Use detergentes amigos do ambiente. O vinagre é um fantástico detergente artesanal, que pode ser usado puro ou diluído e que desinfeta eficazmente. Se preferir comprar um detergente industrial, certifique-se de que os produtos não contêm fosfato, soda, cloro e CFC (clorofluorcarboneto, composto baseado em cloro e fluor, responsável pela redução da camada de ozónio).
Evite os descartáveis. Os pratos reutilizáveis podem-nos dar mais trabalho, no que toca a lavar a loiça, mas são uma aposta inteligente. Se precisar mesmo de usar descartáveis, procure os que são fabricados a partir de material reciclável e que sejam recicláveis.
Use peças de roupa em algodão ou outro material natural. São mais respiráveis e foram produzidos com um mínimo de danos ambientais.
Apetece-lhe um gelado ou um sumo? Com certeza que sim, mas em cone, não num copo de plástico. É mais ecológico e responsável. O mesmo se aplica à palhinha nos refrescos. DISPENSE-AS.
Telemóveis e máquinas fotográficas, são exemplos de equipamentos que recarregamos com frequência, com um gasto de energia elétrica, por vezes, considerável. Invista num carregador solar, poupa o Planeta e poupa o seu bolso.
Tem um jardim ou uma hortinha? Livre-se dos químicos, para combater as pragas. Pesquise alternativas ecológicas para as combater. Dá mais trabalho? Sem dúvida! Mas compensa, em especial se tem crianças e/ou animais de companhia.
Vai às compras? Leve o seu saco. Pode fazer um, personalizado, que seja a sua marca e que deixe no ar a preocupação pela sustentabilidade ambiental. No supermercado, sempre que possível, opte por embalagens familiares e por produtos que permitam recargas.

  •  Calcule a sua pegada ecológica em www.carbonfootprint.com
  •  Invista em energias renováveis.
  •  Controle o gasto de água.
  •  Dê ao seu corpo o melhor da Natureza. Faça desporto ao ar livre.

CUIDE DO PLANETA.
CUIDE DE SI.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze