Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comissão Europeia discute desinformação com plataformas

Imagem 1 1024 2500
2020/04/01

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da Direção-Geral do Consumidor dá conhecimento dos efeitos das conversações da Comissão Europeia com as plataformas em linha, relacionada com a COVID-19.

Na sequência de uma primeira reunião com plataformas em linha no início de março, a vice-presidente para os Valores e Transparência da Comissão Europeia, Věra Jourová, realizou uma teleconferência na passada sexta-feira com as plataformas Google, Facebook, Twitter, Microsoft, Mozilla e associação EDiMA com o objetivo de obter informação atualizada sobre a disseminação da desinformação relacionada com a COVID-19.

As plataformas - todas signatárias do Código sobre Prática de Desinformação, informaram que as medidas adotadas nas últimas semanas contribuíram para aumentar o acesso a informações fidedignas (como a da OMS ou das autoridades nacionais de saúde), bem como a despromoção e remoção de conteúdos nocivos.

As plataformas confirmaram que observam um fluxo constante de informações falsas e prejudiciais, principalmente relacionadas com a saúde, que têm regularmente removido. Adotaram também as medidas necessárias para remover anúncios relacionados com equipamentos de proteção, como por exemplo máscaras.

No entanto, ainda existem lacunas na aplicação total dessas novas políticas. A vice-presidente instou as empresas responsáveis por estas plataformas a compartilhar dados relevantes com a comunidade de investigação e de verificação de factos, a trabalhar em conjunto com as autoridades de todos os Estados-Membros e a partilhar amostras de conteúdo removido com a Comissão.

Desde o início da crise, a Comissão lançou um site dedicado à resposta ao coronavírus e lança agora uma seção dedicada ao combate à desinformação relacionada à pandemia de coronavírus, fornecendo materiais para ajudar a acabar com os mitos e verificar factos.
Paralelamente, o Serviço Europeu para a Ação Externa trabalha na análise e exposição da disseminação da desinformação sobre a pandemia.

Mais informações em: http://euvsdisinfo.eu/

 

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze