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Consumo Responsável – Consumo Sustentável | É preciso simplificar - II Parte

Ciac final 1 1024 2500
2020/03/30

 

Alterar os nossos comportamentos, passa por organizarmos as nossas finanças, simplificar a vida, ganhar tempo, para que possamos fazer tudo o que precisamos e queremos fazer.

A cozinha é uma área que com algum empenho, é possível ganhar tempo.
Não complique. O planeamento das refeições da semana e as respetivas compras é aqui fundamental.
Coloque na despensa e no congelador alimentos de “verdade”.
O lema que pretendemos adotar é desembrulhar menos, descascar mais.

Com esta atitude estamos a garantir as vitaminas e os minerais, através do consumo adequado de legumes e frutas.
Planear todas as refeições de uma semana é uma boa forma de poupar dinheiro e tempo. Permite-nos aproveitar as promoções da semana. Permite-nos comprar apenas o que nos faz falta, não comprando o desnecessário.

Tem ainda a vantagem de garantir uma maior variedade de carne, peixe ou legumes, assim como de arroz, massa, grão, ervilhas, feijão, etc.
Uma outra forma de descomplicarmos é aproveitarmos os restos. Antigamente as nossas mães e avós aproveitavam, por exemplo, o bacalhau e as batatas para fazer pasteis; o cozido para fazer sopa.

No nosso dia a dia, podemos e devemos aproveitar também os restos, por exemplo de frango para fazer uma quiche; o atum para fazer queques salgados de ovo com legumes, a massa para uma bolonhesa.
Cozinhar a mais, leva-nos a poupar tempo para fazermos outras coisas de que gostamos. Poupamos também na conta da eletricidade e do gás, porque cozinhamos menos vezes e conseguimos manter uma alimentação saudável.
Refeições que podemos preparar num único tacho, são as melhores aliadas. Ao fazermos a mais, podemos congelar e à medida que são necessárias, vamos descongelando.


Deixamos aqui duas receitas práticas e saudáveis.

Bifinhos de perú na panela
Ingredientes: Bifes de peru; cebola; tomate; alho francês; azeite q.b.; água q.b.; sal, pimenta ervas aromáticas a gosto.
Preparação – Cortar os bifes de peru aos pedaços do género strogonoff e coloque numa panela com cebola, azeite, tomate, alho francês e um pouco de água. Aguarde que o calor faça a sua função e tempere.
Acompanhe com arroz (pode ser aquele que lhe sobrou de ontem) e uma salada.

Frango com todos
Ingredientes: Frango; batata doce; cogumelos, pimento; tomate; curgete e beringela; azeite; sal, pimenta e ervas aromáticas.
Preparação – Cortar o frango e os legumes em pedaços pequenos. Coloque tudo num tabuleiro, separando os legumes por áreas (não os misture). Regue com azeite e tempere. Leve ao forno.
Ficará com uma refeição pronta bem como os legumes que vierem a sobrar, podem ser congelados e consumidor depois para acompanhar outras refeições.
Poderá ainda aproveitar o calor do forno para fazer uns queques de legumes ou fruta ou de ambos se o preferir.

DESCOMPLIQUE
OLHE PELA SUA SAUDE E A DOS SEUS!

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