A importância da Maçã

Maca 1 1024 2500
2020/03/27

Na mitologia judaico-cristã, a maçã é a árvore do conhecimento proibido que deu a Adão e a Eva o conhecimento do bem e do mal.

Para os nórdicos, a macieira é a árvore da imortalidade.
A deusa Iduna, era a guardiã das maças, que alimentou os deuses nórdicos para mante-los jovens para sempre.
As maças representavam vida longa, sabedoria e amor.

Segundo a mitologia grega, Gaia, a deusa da Terra, deu a Hera, a rainha do Céu, uma macieira, quando se casou com Zeus.
Essa árvore foi mantida no Jardim das Hespérides, guardado pelo dragão, Ladon.
Uma das tarefas de Hércules era de ir buscar uma maçã àquela árvore.
Paris sinalizou o seu juramento à mais bela das deusas, Afrodite, deusa do Amor, dando-lhe uma maça.

Para os Celtas, a macieira era uma árvore sagrada.
O Avalon era também conhecido como Avallach, a ilha das maçãs, governada pela rainha das fadas, Morgan le Fay.
Os celtas atribuíram às maçãs o poder da cura, juventude e renascimento. As maçãs são frutos de uma das árvores mágicas que fazem parte do alfabeto celta da árvore. Crê-se que as maçãs simbolizavam o pós vida. Eram enterradas às vezes, nos cemitérios como uma forma de alimentar os mortos.
Na tradição irlandesa, o Deus Óengus ofereceu três macieiras milagrosas de madeiras mágicas. Uma estava em plena floração, outra a derramar as suas flores e a terceira em fruto. Na antiga lei irlandesa, quem derruba-se, de forma deliberada, uma macieira era punido com a pena de morte.

A maçã quando apanhada da árvore em boas condições, aguenta-se cerca de 3 meses se a conservarmos a uma temperatura não superior a 10º C.
Nas grandes cidades não existem muitos quintais e nos que existem, não é hábito plantar macieiras.
Todavia elas encontram-se no mercado, aguardando serem consumidas.

CHÁ DE MAÇÃ – Delicioso e reconfortante
Agarre numa maçã, lave-a bem e corte-a em 3 partes. Coloque-a num fervedor, com 1 litro de água e 1 pau de canela.
Deixe ferver cerca de 5 minutos e RECONFORTE-SE.
Se preferir pode coar este chá assim como adicionar mel ou outro tipo de adoçante. Não esqueça que a maçã já tem açúcar natural (frutose).

Mantenha-se informado.
Mantenha-se saudável.