“Medida de segurança voluntária relativa a máquinas de lavar roupa das marcas Bosch e Siemens”

Ciac final 1 1024 2500
2020/03/12

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, através da Direção-Geral do Consumidor (DGC), informa que a “BSHP Eletrodomésticos, Sociedade Unipessoal, Lda." deu conhecimento da medida de segurança voluntária relativa a máquinas de lavar roupa das marcas Bosch e Siemens, produzidas em fevereiro de 2019, devido a “(…) possíveis danos na conexão do tambor interior. Sob determinadas circunstâncias, esta conexão pode soltar-se durante a operação de centrifugação e colocar em perigo a sua segurança, o que representa um potencial risco de lesões graves.”

Foi, ainda, indicado que os aparelhos em causa não devem ser utilizados a uma velocidade superior a 800 rotações por minuto até à sua substituição e que toda a informação sobre a identificação dos mesmos se encontra disponibilizada no seguinte sítio de Internet:

maquina

De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o citado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) acerca desta medida de segurança voluntária.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto Nacional do Safety Gate – RAPEX (Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares), transmitiu estes dados às autoridades nacionais de fiscalização do mercado.