Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Barreiro investe e trabalha para colocar Mata da Machada ao serviço do Concelho, das instituições e da população”

Mata machada 1 1024 2500
2020/03/09

Plano de Ação da Reserva Natural Local do Sapal do rio Coina e Mata da Machada

A apresentação pública do Plano de Ação da Reserva Natural Local do Sapal do rio Coina e Mata da Machada (RNL), aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal, no final de fevereiro e visou, entre outros objetivos, recolher contributos dos munícipes.
Satisfeito pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelos serviços, mas apostado na defesa do muito que ainda falta fazer nesta zona considerada pulmão verde do Concelho, Bruno Vitorino, Vereador responsável pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética do Municipio, elogiou a grande participação que este tipo de matérias tem tido, graças ao esforço conjunto das entidades e de muitos barreirenses na defesa dos valores naturais que temos na reserva local.
Apesar de a Mata da Machada ser gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, “a Autarquia tem investido e trabalhado para colocar este espaço, único no Concelho, ao serviço do Concelho, das instituições e da população”, defendeu o autarca. Neste sentido, continuou, “a implementação do Plano de Ação na RNL resultará num espaço mais ordenado e cuidado, em que se privilegia a conservação, proteção, recuperação e compatibilização da utilização deste espaço por todos”. Por tudo o que a Mata da Machada e o Sapal do Rio Coina representam para o Barreiro e para os barreirenses, “é imperativo que exista uma estratégia integrada que continue a valorizar e preservar estes locais, conjugando o seu património ambiental com a vertente de lazer, para que possamos atrair cada vez mais visitantes e reforçar o seu valor como um fator de referência do próprio Concelho”, na opinião do Vereador.
Recorde-se que a RNL do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada foi criada em outubro de 2012, resultado do reconhecimento da Autarquia e da população da importância destes espaços, para o Concelho. Esta área protegida corresponde a cerca de 800 hectares (cerca de 23% do Concelho) e inclui dois espaços naturais de grande valor do ponto de vista ecológico, histórico, social e paisagístico - o Sapal do Rio Coina e a Mata Nacional da Machada-, sendo essencial a promoção do seu papel na história e qualidade de vida no Concelho do Barreiro, assim como a sua proteção do ponto de vista da conservação da natureza e da biodiversidade.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze