Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Barreiro promoveu Palestra “Nós Podemos fazer Acontecer“ no âmbito do Dia Internacional da Mulher

03 dia da mulher 2020 palestra 1 1024 2500
2020/03/09

O Barreiro acolheu, na manhã de sexta-feira, 6 de março, a Palestra “Nós Podemos fazer Acontecer“, iniciativa inserida nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher. Este evento, num Auditório Municipal Augusto Cabrita lotado de estudantes do ensino secundário, contou com um painel de cinco palestrantes mulheres com um percurso profissional tradicionalmente associado ao género masculino. Ana Dulce Ferreira – Serralharia Civil/Formadora; Maria João Figueiredo – Presidente FC Barreirense; Maria Lucília Ribeiro – Agente da Segurança Pessoal do Primeiro Ministro; Maria Mariani – Atleta e treinadora (kickboxing / muay thai); e Susana Xavier – Ex-Oficial do Exército e Psicóloga em Estabelecimento Prisional Militar foram recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Frederico Rosa, e pela Vereadora Sara Ferreira, responsável pelas áreas da Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, e da Educação, Desporto e Associativismo. 

Esta é uma “das experiências mais espetaculares que tivemos”, referiu o Presidente da CMB, recordando os momentos de partilha proporcionados por estas palestras nas suas edições anteriores. São, sublinhou Frederico Rosa, “histórias poderosas”. 

A existência deste Dia, de acordo com a Vereadora com a Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, e da Educação, Desporto e Associativismo, justifica-se “para assinalar a necessidade que ainda temos para ter uma sociedade mais igual”. E, acrescentou, “com uma sociedade mais desenvolvida ganhamos todos e todas nós”. 

Frases inspiradoras de “pioneiras” 

-- “Eu sou serralheira civil com muita honra”. Com esta frase de Ana Dulce Ferreira começaram os testemunhos de cinco mulheres que, durante toda a manhã, partilharam as suas trajetórias profissionais e pessoais, em áreas predominantemente “masculinas”, tendo como “mote” a constatação de que o mundo não tem género e ambos – homens e mulheres –, podem almejar o mesmo estatuto e reconhecimento nas mais diversas áreas e interesses.

-- “Adoro aquilo que faço”, afirmou, perentoriamente, a Agente da Segurança Pessoal do Primeiro Ministro, Maria Lucília Ribeiro.

-- “Trocar saídas [à noite] por manhãs de treino”, salientou a mais nova das palestrantes, Maria Mariani, atleta com um notável currículo desportivo.

-- “Todos estes papeis – sempre foi o meu lema – devem ser realizados com dedicação, empenho, competência, confiança – e, assim, podemos nós fazer acontecer!”. Assim rematou o seu discurso a Ex-Oficial do Exército e Psicóloga em Estabelecimento Prisional Militar, Susana Xavier.

-- “Estudei à noite, casada, e trabalhei, sempre focada naquilo que queria (…)”, explicou à plateia a atual Presidente do FC Barreirense, Maria João Figueiredo. 

Este evento, que contou, ainda, com a presença de responsáveis de uniões/Junta de Freguesia, e representantes de diversas entidades, foi organizado pela CMB. 

A CMB dispõe de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica

(SERVIÇO DE ATENDIMENTO CRISE/EMERGÊNCIA)

Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL

Parque Empresarial do Barreiro, Rua 19, nº 13 – 2831-904 Barreiro

Tel. 212 064 920 | Fax. 212 064 922 | 910 313 180

cavbm@rumo.org.pt

02_dia_da_mulher_2020_palestra
04_dia_da_mulher_2020_palestra
05_dia_da_mulher_2020_palestra
07_dia_da_mulher_2020_palestra
08_dia_da_mulher_2020_palestra
09_dia_da_mulher_2020_palestra
10_dia_da_mulher_2020_palestra
01_dia_da_mulher_2020_palestra
03_dia_da_mulher_2020_palestra
06_dia_da_mulher_2020_palestra

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze