Estuário do Tejo a caminho da despoluição total

1  002  1 1024 2500
2020/02/27

Preservação do Tejo reforçada com ligação de efluentes da Baía do Tejo à ETAR Barreiro/Moita da SIMARSUL

No dia 20 de fevereiro, realizou-se a sessão pública de divulgação da ligação em alta dos efluentes do Parque Empresarial da Baía do Tejo à ETAR Barreiro/Moita da SIMARSUL, com vista ao tratamento dos efluentes industriais, dos 250 clientes do Parque e efluentes urbanos da zona do Alto do Seixalinho, no total de 3% de alojamentos. Uma ligação finalmente concluída que vem contribuir para a preservação do Tejo, o maior estuário da Europa Ocidental, que constitui a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa.
Para assinalar a relevância desta ligação, e “desta data histórica”, nas palavras dos intervenientes, estiveram presentes na sessão o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e os Presidentes da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Frederico Rosa, da SIMARSUL, António Ventura, e da Baía do Tejo, Jacinto Pereira.
Esta ligação, cujo investimento ascendeu a 1,4 milhões de euros, a cargo da Baía do Tejo, foi possível através de “um processo de colaboração e junção de vontades entre CMB, Baía do Tejo e SIMARSUL”, que veio colocar um ponto final na “ligação histórica que sempre existiu entre o Barreiro, cidade ribeirinha e um rio poluído”, segundo frisou Frederico Rosa, Presidente da CMB.
A concretização desta obra permite a entrega de efluentes urbanos gerados na zona residencial do Alto do Seixalinho. Cerca de 3,4% de alojamentos sem tratamento e cujos efluentes são agora encaminhados para a ETAR. “No total, com a entrega destes efluentes urbanos, que correspondiam à maior parcela que o Município ainda tinha pendente e as obras levadas a cabo pela Autarquia, financiadas quer por verba municipal quer pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, o Concelho do Barreiro, tem atualmente, menos de 1% de alojamentos sem rede de saneamento”, de acordo com o autarca. Uma percentagem conseguida graças às intervenções concluídas em áreas urbanas de génese ilegal (AUGI), e noutras pequenas zonas urbanas do Concelho.
“Temos prevista, este ano, a intervenção em mais de 3 km de coletores de saneamento doméstico e em mais de 2 km de rede pluvial. Grande parte destes investimentos com recurso aos próprios serviços da Autarquia”, acrescentou o edil. “No conjunto estas intervenções são resultantes de uma cidade ribeirinha que quer ter na sua relação com o rio o seu ponto de referência e com isto contribuir de forma decisiva para a exploração do mesmo. Estamos todos de parabéns, administração central, SIMARSUL, Baía do Tejo, Autarquia e todos os representantes e técnicos de empresas que intervém nesta área, que por ser efetuada no subsolo, faz com que não seja percetível, embora seja critica para a despoluição do Tejo”, acrescentou.
Para o Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, “esta obra foi importante porque era a última ligação que faltava fazer em todo o estuário do Tejo para se poder dizer que já não há virtualmente esgoto a correr para o rio. É uma obra aparentemente simples, enquanto obra, mas muito significativa porque há muitas décadas que era ansiada. Com esta ligação todo o efluente industrial e algum urbano passa a ser tratado”, disse. A qualidade do estuário do Tejo foi elogiada pelo Ministro que lembrou que “hoje já se pesca corvina, coisa impensável há 5 anos atrás. O Tejo tem hoje uma excelente qualidade de água que permite e vai permitir que novos usos venham a poder concretizar-se. As praias fluviais do Barreiro que estiveram interditadas começam agora a ficar em condições de puderem ser reabertas para usufruto balnear”, sublinhou.
A receber os efluentes da Baía Tejo – Barreiro, desde outubro de 2019, a ETAR Barreiro/Moita já permitiu reter na ETAR 15,4 toneladas de matéria orgânica, em três meses. Anualmente, a ETAR Barreiro/Moita receberá um total estimado de cerca de 450 mil m3 de águas residuais provenientes deste parque empresarial.

2__002_
3__002_