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Consumo sustentável – Prevenir a fraude

Ciac final 1 1024 2500
2020/02/27

No dia 8 de novembro de 2019, o Banco de Portugal emitiu um alerta, avisando que a OptionsKnight não tem qualquer autorização para receber depósitos e outros fundos reembolsáveis.

Em tempos o Banco de Portugal emitiu o mesmo tipo de alerta para a fraude GetEasy.
Esquemas fraudulentos, disfarçados de investimento ou de marketing multinível, como Wings Network, Geteasy, LibertaGia, GooBets/Bewisetrader ocorreram em Portugal.

No Facebook ocorrem empréstimos fraudulentos. A justiça portuguesa não se encontra preparada para este nível de situações e as vitimas não têm coragem suficiente para as denunciar.
Há necessidade urgente de combater esta nova praga, que são as burlas piramidais.

Afinal o que é uma burla?
Burlar significa enganar ou praticar fraude em qualquer sistema.
Significa ainda lesar ou ludibriar alguém.
Burlar também significa conseguir contornar uma situação utilizando recursos fraudulentos ou ilícitos.
As burlas frequentes mais praticadas são as dos links informáticos. Caraterizam-se por conseguir retirar da internet filmes, musicas, jogos e outros, sem haver a necessidade de registo.

E uma fraude o que é?
Num sentido amplo, uma fraude é um esquema ilícito ou de má fé criado para obter ganhos pessoais, não obstante de ter, juridicamente, outros significados legais mais específicos.
Existem diferentes tipos de fraude financeira em relação aos quais se devem tomar as necessárias precauções. Há cuidados gerais a ter para proteção dos dados ou documentos pessoais. Mas também há cuidados específicos a ter em relação aos produtos bancários, produtos de investimento e seguros.
As fraudes financeiras podem assumir diferentes graus de sofisticação e as mais diversas formas.

A titulo de exemplos tome atenção ao seguinte:
- Apropriação indevida de dados pessoais, por telefone, pela internet ou por furto de documentos.
- Falsas propostas de aplicação de dinheiro com remunerações elevadas, através de contatos telefónicos, correio eletrónico ou outros meios.
- Ofertas de concessão de crédito por parte de particulares ou outras entidades não autorizadas a fazê-lo.
- Falsificação de notas e moedas.
Se foi vitima de fraude financeira ou conhece alguém que tenha sido vitima de fraude financeira ou que desconfiem de alguma situação irregular, devem contatar de imediato a instituição de crédito.
Os contatos também devem ser efetuados com:
- Órgão da policia mais próximo – PSP, GNR, POLICIA JUDICIARIA
- MINISTÉRIO PUBLICO
- COMISSÃO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
- DIREÇÃO GERAL DO CONSUMIDOR

Pode consultar o sítio: https://www.todoscontam.pt/pt-pt/prevenir-fraude

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