Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Autarquia promove a criação do perfil AEB - Apoio Estudantes Barreiro Novos Passes Estudante disponíveis em janeiro

Foto 2 1 1024 2500
2020/01/20

A partir de janeiro de 2020, as mais de três dezenas de estudantes barreirenses que, por falta de vaga, ou por inexistência da área vocacional, estudam fora do Concelho, têm o seu dia-a-dia facilitado no que respeita à sua deslocação dentro da Área Metropolitana de Lisboa.

Num trabalho conjunto, Autarquia e os Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) implementaram um novo perfil de utilizador, o AEB – Apoio Estudantes Barreiro.

Este título de transporte começou já a ser entregue aos estudantes com processo registado na Divisão de Educação, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal e vai permitir o carregamento mensal gratuito até julho de 2020, ou seja, até ao final deste ano letivo.
O apoio a 100% a estes estudantes já era uma realidade, mas os pagamentos continuavam a ser feitos, num primeiro momento, pelo utilizador, e só depois havia o ressarcir de despesas por parte da Autarquia barreirense.
Com a existência deste novo perfil, o utilizador tem, apenas, de dirigir-se às bilheteiras dos TCB existentes no Espaço Mobilidade do Forum Barreiro ou no Terminal Rodo Ferro Fluvial e validar mensalmente e de forma gratuita o seu título de transporte.
O AEB – Apoio Estudantes Barreiro deverá ser requerido junto da Divisão de Educação, a funcionar no Edifício Américo Marinho, no Parque da Cidade. É necessário entregar o comprovativo de matrícula escolar, a certidão de domicílio fiscal (Portal das Finanças) e uma fotografia atualizada.
Na opinião do Vice-Presidente da CMB, João Pintassilgo, responsável pela Administração do Serviço Municipalizado dos TCB, “a integração dos TCB no sistema de passes metropolitanos da região de Lisboa permite aos TCB participar na gestão dos diferentes perfis de utilizadores e adequar os títulos de transporte a grupos específicos de utentes”.
Uma medida elogiada pela Vereadora com o pelouro da Educação, Sara Ferreira, por vir “simplificar a relação entre o Município e os munícipes, garantindo que todos estes jovens a estudar fora do Concelho, independentemente da sua situação económica, consigam de facto aceder a passes gratuitos”.
Desde 2007, que as célebres vinhetas em papel foram substituídas por carregamentos eletrónicos, e hoje, num trabalho em colaboração com a Câmara Municipal do Barreiro e a OTLIS, foi possível criar o perfil AEB, procurando agilizar o processo de aquisição do título de transporte, reduzindo a necessidade de processos burocráticos e com recurso ao papel para os estudantes com direito a apoio no transporte escolar.
Esta medida vem reforçar a aposta que o município do Barreiro fez na internalização da responsabilidade pelo transporte público urbano de passageiros, permitindo responder a necessidades da população também no acesso aos títulos de transporte.
Mais informações podem ser obtidas através do número de telefone 21 206 81 99.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze