Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Educação do cidadão/consumidor consumo responsável | Informação CIAC

Ciac logo 1 750 2500 1 1024 2500
2020/01/20

O consumo é um desafio ambiental. Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos, tomando em consideração os impactos ambientais, sociais e económicos das cadeias produtivas, isto é, das empresas e dos seus produtos.Um consumo sustentável tem de ser sustentável desde a compra passando pelo uso até ao tratamento final. Devemos questionar sempre o nosso consumo pessoal, como o podemos reduzir e melhorar em qualidade. Ser um consumidor responsável, é ser um consumidor preocupado e informado de que o Planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas ultimas décadas para a extração, produção, comercialização e tratamento final dos bens. Ser um consumidor responsável é ser um consumidor que reflete sobre o obsoletismo do atual sistema.Ser um consumidor responsável é ser um consumidor que se apercebe que a cultura do consumo necessita ser revisitada, para que se adote novas propostas e práticas.

Ser um consumidor responsável é ser um consumidor “verde”, por ser consciente no ato da compra ou usar produtos com a possibilidade de colaborar com o planeta. A recusa do consumidor “verde” na compra de determinados produtos pode enfraquecer a produção de artigos nocivos, evitando que representem um risco à sua saúde e à de outros e que sejam agressivas à natureza na sua produção, uso ou eliminação final.

Questiona-se se o consumidor tem força para mudar o mercado ao optar por empresas e produtos verdes, deixando de lado produtos que não são amigos do ambiente.
A maior barreira para exercer o consumo sustentável é o preço, já que este tipo de produto é ainda mais caro e a maioria dos mercados não tem ainda o poder aquisitivo para fazer semelhante mudança. Não é possível ter uma sociedade pobre ou em desenvolvimento consumindo produtos ecológicos com preços acima do mercado.
Consumo responsável ou consumo sustentável não passa apenas por uma empresa apresentar os seus produtos numa embalagem ecológica, mas sim conhecer tudo o que está por detrás até o produto chegar ao mercado.
Que postura tem a empresa em relação a temas ambientais?
Quais as suas ações sustentáveis?
Que tipo de processos de produção, compra de matéria prima, mão de obra estrangeira efetua?
Como lida a empresa com o tratamento final dos seus produtos?

Em 2017 foi aprovado a ENEA 2020 – Estratégia Nacional de Educação Ambiental, com o objetivo de estabelecer um compromisso efetivo e consolidado na construção de um paradigma sólido de educação ambiental, no qual todos participem de forma consciente para a proteção ambiental em todas as intervenções do ser humano.
A educação ambiental tem um longo caminho a percorrer, apesar dos esforços efetuados nas ultimas décadas para que ganhe uma força mais estruturada em todas as escolas.
O papel das escolas deve ser intensificado, bem como a aposta na mudança de comportamentos junto da população sénior.

Como se pode fomentar a educação ambiental?
1 – Apoio a projetos da sociedade civil
2 – Outras iniciativas da sociedade civil
3 – Formação e sensibilização

Façamos de 2020 um ano de mudança significativa dos nossos comportamentos.

CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

Av. do Bocage, nº12
2830 002 BARREIRO
Telefone: 212068052
E-mail: ciac@cm-barreiro.pt

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze