Seminário promove reflexão sobre Prevenção e Redução do Abandono Escolar

2019/12/20

Cerca de 200 pessoas, maioritariamente profissionais ligados à Educação, participaram no I Seminário do Projeto Educativo Municipal de Prevenção e Redução do Abandono Escolar, a 13 de dezembro, no auditório da Escola Secundária de Santo André.

O Presidente do Município do Barreiro, Frederico Rosa, e o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, presidiram à Cerimónia de Abertura.
O Presidente manifestou a sua satisfação em realizar este seminário inserido no Projeto que se revestiu do “maior investimento que a Autarquia já fez no combate ao insucesso escolar”.
Na ocasião, proferiu uma palavra de reconhecimento para com professores e auxiliares. “Fazem um trabalho, muitas vezes com poucas ferramentas, para dar as melhores condições aos alunos”. Neste contexto, recordou a primeira entrega dos kit’s de ciências, (no âmbito deste Projeto). “Vi a satisfação dos alunos e, sobretudo dos professores, que poderiam contar com mais ferramentas para o seu trabalho”.
Finalizou com o exemplo de sucesso escolar de um aluno de 18 anos, da Casa dos Rapazes, que apesar de ter tido uma vida difícil, mas “foi pela escola que percebeu que podia ganhar a sua autonomia e ir atrás dos seus sonhos”. Destacando, assim o papel importante das instituições na vida dos jovens.
Por seu lado, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação salientou compromisso de prevenção do abandono escolar e, ao mesmo tempo, combater o problema do insucesso escolar. “Temos de tentar agir e encontrar as soluções assim que o problema nos aparece e não ficarmos à espera que as coisas tenham corrido mal aos alunos”.
No âmbito dos resultados do PISA 2018, destacou o facto de Portugal ter um sistema educativo que, “paulatinamente, vai dando resultados, contudo o dado mais preocupante é o fosso existente entre os alunos com melhores condições económicas e os que não as têm. Este deve ser o foco da nossa atividade”.
Outro dos aspetos do PISA que o preocupou foi a redução do número de alunos que gosta de ler. Considerando que este “é um dos indicadores mais fortes da diminuição da cidadania. Estamos a trabalhar neste tema e tentar envolver a toda a Escola, através do Plano Nacional de Leitura”.
A encerrar, a Vereadora Sara Ferreira, sublinhou a missão da Autarquia: “Apostar na Educação, no futuro dos nossos jovens e nossas famílias. O nosso objetivo é termos um Concelho mais desenvolvido, através de um investimento na Educação, envolvendo toda a comunidade educativa para uma escola inclusiva”.
No final do evento, foi prestada uma homenagem ao professor Joaquim Raminhos, pelos 27 anos como Diretor do Centro de Formação de Escolas Barreiro e Moita.
Ao longo do dia, foram muitas as intervenções de ilustres oradores, designadamente: Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro Jubilado pelo Supremo Tribunal de Justiça, Doutor Honoris Causa em Ciências da Educação; Célia Barreto Carvalho, Psicoterapeuta; Tomé Ribeiro Gomes, Doutorado em História, Estudos de Segurança e Defesa; Rui Simões Correia, Professor de História do 3º ciclo; Pedro Anastácio, Advogado, Adjunto do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares; Pedro Neto, Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro; Fernanda Ledesma, Presidente da ANPRI; Luís Carvalho, representante do CEDRU; Rita Duarte, representante da LUSOINFO; Rui Grilo, Psicólogo e coordenador técnico da Rumo; Joaquim Monteiro, membro da Divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação da CMB e Márcia Viana, professora de Yoga.