Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

31 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA POUPANÇA | VIII PARTE – O NATAL E OS PRESENTES

Money saving 1024x594 1 1024 2500
2019/11/19

O Natal é uma época festiva de convívio familiar e de amigos, onde algumas divergências são esquecidas ou são dadas tréguas. Por outro lado, é uma época de stress devido à quantidade de dinheiro, por vezes excessiva, que se gasta.

Para melhor controlar os gastos comece por criar um orçamento de Natal.
1 - Faça uma lista dos presentes de Natal a oferecer. Para além de ser prático, permite evitar esquecimentos e permitir, à partida, quanto quer gastar
2 – Faça uma lista das outras despesas de Natal, até porque o Natal não se resume exclusivamente aos presentes. Faça uma lista de todas as despesas que pensa gastar nesta quadra. Por exemplos: enfeites, caso não seja habilidoso; papel de embrulho e acessórios; alimentação para a consoada; doces; despesas com jantares/almoços de Natal; despesas de viagem se vai passar fora.
3 – Analise os seus fundos, o que implica responder a duas questões: quanto dinheiro tem para gastar neste Natal? Quanto dinheiro quer poupar este Natal?
4 – Pense e pesquise antes de comprar. Um orçamento não se resume apenas a uma folha de papel com nomes e números, implica ação e, caso queira poupar dinheiro e evitar o endividamento, deve pensar e pesquisar bastante antes de comprar o que quer que seja.
5 – Siga o orçamento de Natal à risca.:
• Nunca faça compras sem levar consigo a lista/orçamento previamente elaborado.
• Se possível, leve o dinheiro contado. Já sabe quanto é que vai gastar por pessoa por isso este gesto permite cumprir o orçamento de natal que elaborou evitar os cartões de crédito compras desnecessárias.
• Evite as compras em dias ou horas de maior confusão. Estes ambientes são propícios a compras por impulso e desnecessárias. Quanto mais cedo começar melhor.
• Tente fazer as compras de Natal todas no mesmo dia ou pelo menos concentrá-las em grandes blocos, evitando assim despesas extras de combustível, estacionamento…
• Se fizer compras online, evite o cartão de crédito ao máximo, optando antes pelo pagamento via Multibanco, PayPal ou transferência bancária. Para além disso, tente agrupar o máximo de itens para evitar despesas de envio múltiplas.
• Registe todas as despesas efetuadas e siga atentamente o orçamento de Natal para não o ultrapassar. Quando terminar as compras natalícias, guarde o orçamento para poder rever, melhorar ou repeti-lo para o próximo ano.
BOAS POUPANÇAS
VONTADE + PERSISTÊNCIA = BONS RESULTADOS

Quer saber mais sobre poupança e métodos de poupança? O CIAC recomenda os seguintes sites:
https://saberpoupar.com/home?page=15


https://www.contasconnosco.pt


https://www.acarteira.pt/poupanca/dicas-para-poupar-dinheiro-no-natal/

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze